quinta-feira, 31 julho, 2014. 15:32 UTC

Notícias / Angola

Parlamento angolano: Uma longa paixão por carros de luxo

Assembleia Nacional chegou a ser apelidada "Auditório" devido à quantidade de automóveis Audi no seu parque de estacionamento.

Manuel José
Notícias recentemente divulgadas pela imprensa angolana, e depois desmentidas pela porta-voz da Assembleia Nacional, acerca da aquisição de veículos de luxo da marca Jaguar para os deputados angolanos têm vindo a dar que falar.

O facto é que a legislatura angolana tem um longo historial de aquisição de viaturas do género.

Mas afinal que carros usam os deputados angolanos? Para responder a esta questão vamos recuar até ao ano de 1992, ano em que começa a primeira legislatura de Angola, como estado democrático e de direito. Legislatura considerada como a mais longa de África, levou 16 anos (de 1992 a 2008). Nesta legislatura, aos deputados foram atribuídos dois tipos de viaturas: Audi-100, para uns e Citroen-Xantia, para outros, a justificação para tal distribuição assentava na inexistência de um lote integral de Audis.



Nesta altura, em tom jocoso, a Assembleia Nacional era chamada “Auditório”, em homenagem à quantidade de Audis expostos no parque do parlamento angolano. De acordo com uma fonte, entendida na matéria que solicitou o anonimato, estas viaturas Audi-100 custaram na altura 35 mil dólares cada. Em 1997 a meio da legislatura juntaram-se à casa das leis mais 16 deputados da UNITA provenientes das matas, aí a Assembleia Nacional teve de adquirir mais 16 viaturas Audi-100, para estes deputados.
Em 2002, a frota de viaturas para os parlamentares volta a ser trocada, nesta altura o parlamento adquire viaturas Audi, modelo A6 que segundo a nossa fonte custaram a cada 60 mil dólares por unidade. Em 2008 com o fim da legislatura de 1992, começa, fruto das eleições de 2008 a segunda legislatura de Angola e a frota volta a ser alterada, os deputados desta vez foram contemplados com viaturas BMW-535, custando cada unidade 138 mil dólares.
Em 2012 têm lugar novas eleições, começa a terceira legislatura e surge a informação na imprensa angolana dos Jaguares de 270 mil dólares cada, informação não confirmada pelo presidente da Assembleia Nacional, nem pelos deputados, aliás o deputado Raul Danda da UNITA lembra que em 2008 já havia surgido um "boato" similar: “Em 2008 quando se dizia que os deputados, vi em todos jornais, iriam receber jipes BMW-X6, nenhum deputado recebeu isso, foi uma mentira, foi uma mera especulação”.
Os BMW-X6 não chegaram aos deputados e agora em 2012 será que os Jaguares chegarão?
Raul Danda acha que não: “Em acredito que mais uma vez estará a ser feita especulação”.
Danda não crê nos Jaguares e nós perguntamos que viaturas protocolares serão distribuídas aos deputados nesta legislatura? A resposta talvez depois de amanha quando os deputados apreciarem e aprovarem o orçamento da Assembleia Nacional para 2013.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Visconde de: Angola
08.11.2012 23:27
Sinceramente, os Srs. Deputados acham que 138mil usd é pouco $? Sao logo cerca de 30 milhoes de usd, acredito que a Ministerios que cumpririam melhor as suas atribuicoes caso metade dessa verba lhes fosse acrescida.


por: Anónimo
08.11.2012 16:57
eu tambem pergunto :nao sei se estes deputados ja deram conta q angola esta invadida de doencas infeciosas , e q estas doencas para serem bem investigadas o pais necessita a formacao de quadros capazes de lidar com estas doencas , e mesmo a necessidade de existencia de laboratorios regionais equipados com aparelhos sufisticados , para o bem da nacao e eles preocupam -se com carros de luxo ? MAS SERA Q OS TAIS DEPUTADOS SAO PREPARADOS OU E SIMPLEMENTE QUESTAO DE MILITANTISMO ?

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Cadija Mané - Participante Yalii
X
31.07.2014 14:18
Cadija Mané - Participante Yali. Veio da Guiné-Bissau, onde trabalha como coordenadora da Casa dos Direitos. Regressa para a Guiné com mais determinação e força de vontade para mudar as coisas
Vídeo

Vídeo Cadija Mané - Participante Yali

Cadija Mané - Participante Yali. Veio da Guiné-Bissau, onde trabalha como coordenadora da Casa dos Direitos. Regressa para a Guiné com mais determinação e força de vontade para mudar as coisas
Vídeo

Vídeo Vilma Nhambi - Participante Yali

Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Selma Neves - Participante Yali

Selma Neves - Participante Yali, veio de Cabo Verde. É Presidente da Incubadora, uma cooperativa de empoderamento de mulheres e fica por mais dois meses para um estágio em Nova Iorque
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 29 Julho 2014

Os principais assuntos que fazem a actualidade dos Estados Unidos da América, com Bruna Ladeira
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida são os números
Vídeo

Vídeo Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mama

Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Julho 2014

Os títulos que encerraram a semana no continente africano. Dos ataques do Boko Haram à expansão do vírus do ébola
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 24 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcam a actualidade americana na penúltima semana do mês de Julho
Mais Vídeos