quarta-feira, 02 setembro, 2015. 06:24 UTC

Notícias / Angola

Parlamento angolano: Uma longa paixão por carros de luxo

Assembleia Nacional chegou a ser apelidada "Auditório" devido à quantidade de automóveis Audi no seu parque de estacionamento.

Manuel José
Notícias recentemente divulgadas pela imprensa angolana, e depois desmentidas pela porta-voz da Assembleia Nacional, acerca da aquisição de veículos de luxo da marca Jaguar para os deputados angolanos têm vindo a dar que falar.

O facto é que a legislatura angolana tem um longo historial de aquisição de viaturas do género.

Mas afinal que carros usam os deputados angolanos? Para responder a esta questão vamos recuar até ao ano de 1992, ano em que começa a primeira legislatura de Angola, como estado democrático e de direito. Legislatura considerada como a mais longa de África, levou 16 anos (de 1992 a 2008). Nesta legislatura, aos deputados foram atribuídos dois tipos de viaturas: Audi-100, para uns e Citroen-Xantia, para outros, a justificação para tal distribuição assentava na inexistência de um lote integral de Audis.



Nesta altura, em tom jocoso, a Assembleia Nacional era chamada “Auditório”, em homenagem à quantidade de Audis expostos no parque do parlamento angolano. De acordo com uma fonte, entendida na matéria que solicitou o anonimato, estas viaturas Audi-100 custaram na altura 35 mil dólares cada. Em 1997 a meio da legislatura juntaram-se à casa das leis mais 16 deputados da UNITA provenientes das matas, aí a Assembleia Nacional teve de adquirir mais 16 viaturas Audi-100, para estes deputados.
Em 2002, a frota de viaturas para os parlamentares volta a ser trocada, nesta altura o parlamento adquire viaturas Audi, modelo A6 que segundo a nossa fonte custaram a cada 60 mil dólares por unidade. Em 2008 com o fim da legislatura de 1992, começa, fruto das eleições de 2008 a segunda legislatura de Angola e a frota volta a ser alterada, os deputados desta vez foram contemplados com viaturas BMW-535, custando cada unidade 138 mil dólares.
Em 2012 têm lugar novas eleições, começa a terceira legislatura e surge a informação na imprensa angolana dos Jaguares de 270 mil dólares cada, informação não confirmada pelo presidente da Assembleia Nacional, nem pelos deputados, aliás o deputado Raul Danda da UNITA lembra que em 2008 já havia surgido um "boato" similar: “Em 2008 quando se dizia que os deputados, vi em todos jornais, iriam receber jipes BMW-X6, nenhum deputado recebeu isso, foi uma mentira, foi uma mera especulação”.
Os BMW-X6 não chegaram aos deputados e agora em 2012 será que os Jaguares chegarão?
Raul Danda acha que não: “Em acredito que mais uma vez estará a ser feita especulação”.
Danda não crê nos Jaguares e nós perguntamos que viaturas protocolares serão distribuídas aos deputados nesta legislatura? A resposta talvez depois de amanha quando os deputados apreciarem e aprovarem o orçamento da Assembleia Nacional para 2013.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Visconde de: Angola
08.11.2012 23:27
Sinceramente, os Srs. Deputados acham que 138mil usd é pouco $? Sao logo cerca de 30 milhoes de usd, acredito que a Ministerios que cumpririam melhor as suas atribuicoes caso metade dessa verba lhes fosse acrescida.


por: Anónimo
08.11.2012 16:57
eu tambem pergunto :nao sei se estes deputados ja deram conta q angola esta invadida de doencas infeciosas , e q estas doencas para serem bem investigadas o pais necessita a formacao de quadros capazes de lidar com estas doencas , e mesmo a necessidade de existencia de laboratorios regionais equipados com aparelhos sufisticados , para o bem da nacao e eles preocupam -se com carros de luxo ? MAS SERA Q OS TAIS DEPUTADOS SAO PREPARADOS OU E SIMPLEMENTE QUESTAO DE MILITANTISMO ?

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 1 Setembro 2015i
X
01.09.2015 18:06
Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Pontão na ilha do Sal

Vídeo gentimente cedido por José Manuel da Cruz, retratando a força das ondas por consequência da passagem do furacão Fred
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Ilha do Sal

Vídeo gentilmente cedido por Carlos Chaves, no Sal, que sofre com a passagem do furacão Fred pela ilha
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha 30: Kobe Bryant presenteia Taylor Swift, Jennifer Lawrence é a actriz melhor paga de Hollywood

Kobe Bryant surpreendeu a cantora Taylor Swift em pleno concerto * o filme de Dr Dre e Ice Cube continua a fazer sucesso! * e esta semana temos um novo e excitante trailer No Escape
Mais Vídeos