terça-feira, 21 outubro, 2014. 02:13 UTC

Notícias / Angola

Parlamento angolano: Uma longa paixão por carros de luxo

Assembleia Nacional chegou a ser apelidada "Auditório" devido à quantidade de automóveis Audi no seu parque de estacionamento.

Manuel José
Notícias recentemente divulgadas pela imprensa angolana, e depois desmentidas pela porta-voz da Assembleia Nacional, acerca da aquisição de veículos de luxo da marca Jaguar para os deputados angolanos têm vindo a dar que falar.

O facto é que a legislatura angolana tem um longo historial de aquisição de viaturas do género.

Mas afinal que carros usam os deputados angolanos? Para responder a esta questão vamos recuar até ao ano de 1992, ano em que começa a primeira legislatura de Angola, como estado democrático e de direito. Legislatura considerada como a mais longa de África, levou 16 anos (de 1992 a 2008). Nesta legislatura, aos deputados foram atribuídos dois tipos de viaturas: Audi-100, para uns e Citroen-Xantia, para outros, a justificação para tal distribuição assentava na inexistência de um lote integral de Audis.



Nesta altura, em tom jocoso, a Assembleia Nacional era chamada “Auditório”, em homenagem à quantidade de Audis expostos no parque do parlamento angolano. De acordo com uma fonte, entendida na matéria que solicitou o anonimato, estas viaturas Audi-100 custaram na altura 35 mil dólares cada. Em 1997 a meio da legislatura juntaram-se à casa das leis mais 16 deputados da UNITA provenientes das matas, aí a Assembleia Nacional teve de adquirir mais 16 viaturas Audi-100, para estes deputados.
Em 2002, a frota de viaturas para os parlamentares volta a ser trocada, nesta altura o parlamento adquire viaturas Audi, modelo A6 que segundo a nossa fonte custaram a cada 60 mil dólares por unidade. Em 2008 com o fim da legislatura de 1992, começa, fruto das eleições de 2008 a segunda legislatura de Angola e a frota volta a ser alterada, os deputados desta vez foram contemplados com viaturas BMW-535, custando cada unidade 138 mil dólares.
Em 2012 têm lugar novas eleições, começa a terceira legislatura e surge a informação na imprensa angolana dos Jaguares de 270 mil dólares cada, informação não confirmada pelo presidente da Assembleia Nacional, nem pelos deputados, aliás o deputado Raul Danda da UNITA lembra que em 2008 já havia surgido um "boato" similar: “Em 2008 quando se dizia que os deputados, vi em todos jornais, iriam receber jipes BMW-X6, nenhum deputado recebeu isso, foi uma mentira, foi uma mera especulação”.
Os BMW-X6 não chegaram aos deputados e agora em 2012 será que os Jaguares chegarão?
Raul Danda acha que não: “Em acredito que mais uma vez estará a ser feita especulação”.
Danda não crê nos Jaguares e nós perguntamos que viaturas protocolares serão distribuídas aos deputados nesta legislatura? A resposta talvez depois de amanha quando os deputados apreciarem e aprovarem o orçamento da Assembleia Nacional para 2013.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Visconde de: Angola
08.11.2012 23:27
Sinceramente, os Srs. Deputados acham que 138mil usd é pouco $? Sao logo cerca de 30 milhoes de usd, acredito que a Ministerios que cumpririam melhor as suas atribuicoes caso metade dessa verba lhes fosse acrescida.


por: Anónimo
08.11.2012 16:57
eu tambem pergunto :nao sei se estes deputados ja deram conta q angola esta invadida de doencas infeciosas , e q estas doencas para serem bem investigadas o pais necessita a formacao de quadros capazes de lidar com estas doencas , e mesmo a necessidade de existencia de laboratorios regionais equipados com aparelhos sufisticados , para o bem da nacao e eles preocupam -se com carros de luxo ? MAS SERA Q OS TAIS DEPUTADOS SAO PREPARADOS OU E SIMPLEMENTE QUESTAO DE MILITANTISMO ?

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 20 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
20.10.2014 19:05
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos