Links de Acesso

Oposição angolana diz não se rever na carta enviada ao Parlamento Europeu


Assembleia Nacional de Angola
Assembleia Nacional de Angola

Carta do presidente da Assembleia Nacional de Angola protesta contra a resolução do PE que denuncia violações dos direitos humanos no país.

As bancadas parlamentares da oposição angolana disseram não ter sido informadas do envio de uma carta do presidente do parlamento ao seu homólogo europeu a protestar contra a resolução que condenou Angola por violação de direitos humanos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:09 0:00
Faça o Download

O líder da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, entregou na passada sexta-feira, 25, uma carta do presidente do Parlamento angolano ao presidente do Parlamento Europeu repudiando a resolução e afirmou na altura que o relatório foi baseado na “manipulação de factos”.

Raúl Danda, presidente do grupo parlamentar da UNITA
Raúl Danda, presidente do grupo parlamentar da UNITA

Para Raúl Danda, presidente do grupo parlamentar da Unita, a carta não é do Parlamento angolano, mas sim do grupo parlamentar do MPLA.

Danda acrescenta ainda que tudo que consta da resolução do Parlamento Europeu é verdade.

“Aquilo que o deputado Virgílio de Fontes Pereira, levou é simplesmente um documento de autoria do seu grupo parlamentar”, disse.

Já André Mendes de Carvalho "Miau", líder da Bancada da Casa-CE, diz que soube da carta através dos órgãos de informação pelo que se o presidente do Parlamento escreveu a carta apenas deve ser da sua responsabilidade e não dos deputados angolanos.

Mendes de Carvalho "Miau" à esquerda
Mendes de Carvalho "Miau" à esquerda

“De forma nenhuma, aquele documento não pode nos vincular”, disse acrescentando que a Casa-CE concorda com o conteúdo da resolução do Parlamento Europeu e do relatório em que foi baseado

Eduardo Kuangana, deputado e presidente do PRS, disse que o MPLA, sempre usou o nome das instituições para seu benefício.

“Já nos habituaram a usarem as instituições para seus benefícios o que é mau” , afirmou.

XS
SM
MD
LG