quarta-feira, 06 maio, 2015. 00:22 UTC

Notícias / Angola

Angola: "Transparência de Fundo Soberano é fundamental", dizem analistas

O Fundo Soberano Angolano foi constituído com uma dotação inicial de 5 mil milhões de dólares

Plataforma petrolifera em Cabinda (Novo Jornal)
Plataforma petrolifera em Cabinda (Novo Jornal)
Arão Ndipa
A criação de um Fundo Soberano de Angola teve por objectivo reduzir a exposição da economia nacional às oscilações do preço do petróleo e criar as condições para um crescimento sustentável.

Apresentado recentemente em Luanda, o Fundo Soberano Angolano foi constituído com uma dotação inicial de 5 mil milhões de dólares a ser aplicada em projectos com potencial de crescimento em Angola e no estrangeiro, em particular na África ao sul do Saara.

Administrando recursos provenientes, na sua maior parte, da venda de recursos minerais e de petróleo, o fundo vai ser gerido por um conselho de administração com três membros presidido por Armando Manuel, conselheiro de assuntos económicos do Presidente de Angola.



Segundo um comunicado divulgado em Luanda, a administração do fundo responderá “exclusivamente perante o seu único accionista, o governo de Angola”, através de um regime de “análise de desempenho”, que inclui a divulgação pública do relatório anual de contas na imprensa angolana e a nomeação de auditores independentes reconhecidos internacionalmente.

Espera-se que o foco de investimentos seja, inicialmente, as infra-estruturas angolanas, partindo depois para a construção de uma carteira de activos no estrangeiro, em economias emergentes de África e da Ásia.

Em Luanda alguns economistas consideram a decisão da criação do fundo soberano de Angola, como sendo uma medida acertada ao mesmo tempo que levantam receios sobre a transparência da sua gestão e os critérios utilizados para a sua constituição.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos os economistas, Carlos Rosado de Carvalho e Filomeno Vieira Lopes.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Jacob Cafunete Candido de: Kwanza-Norte
03.11.2012 20:01
Um governo que faz tudo em off nunca transmite transparencia.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 5 Maio 2015i
X
05.05.2015 18:13
Vídeo

Vídeo Boas notícias: Congresso Americano tem mais mulheres

O número de mulheres no Congresso americano chegou a um recorde, mas ainda é apenas de 20% do total, enquanto mulheres são mais de 50% da população do país. Na Conferência Global do Milken institute, em Los Angeles, foram discutidas razões para essa diferença na política norte-americana.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulher

Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Filmes a não perder: Ex-Machina

Pode uma máquina ter a inteligência e consciência de um ser humano: Ex machina, um inteligente e bonito filme de ficção científica, é a primeira película do director Alex Garland. O filme foca no relacionamento e jogos de poder entre um robô e dois homens: Seu criador e um programador.
Mais Vídeos