domingo, 26 abril, 2015. 09:44 UTC

Notícias / Angola

Namibe: 200 mulheres levam Instituto Florestal a tribunal por discriminação

As mulheres queixam-se de despedimentos sem justa causa e do não recebimento de salários em atraso há mais de dois anos.

Mulheres queixam-se ao tribunal do Namibe
Mulheres queixam-se ao tribunal do Namibe
Armando Chicoca
Na província angolana do Namibe cerca de 200 mulheres queixaram-se ao tribunal provincial do Namibe, dos responsáveis do Instituto do Desenvolvimento Florestal, IDF, exigindo o respeito pelo primado da lei.

As mulheres queixam-se de discriminação, de despedimentos sem justa causa e do não recebimento de salários em atraso.


Idalina Wessi, de 55 anos de idade, falando a sua língua materna, Umbundo, disse à VOA que trabalha há muitos anos no IDF e disse-nos que “nos últimos três anos foi uma desgraça, os responsáveis não pagam salários dos trabalhadores e como pode ver, o senhor jornalista, estamos famintas e votadas à indigência”.

Laurinda Kulembe, uma das antigas trabalhadoras da Estufa Municipal, também falando em língua nacional Umbundo, disse estar constrangida pela forma como os responsáveis desta empresa do estado desprezam os trabalhadores, sublinha que vieram ao tribunal exigir que o Instituto do Desenvolvimento Florestal, na qualidade de entidade patronal, deve pagar os salários de dois anos e oito meses que deve aos trabalhadores.

No momento em que ouvíamos as mulheres reivindicadoras, dois agentes da polícia nacional, que prestam segurança ao tribunal do Namibe, apareceram no local, organizando em fila as reivindicadoras para que de forma ordeira, estas, procedessem à entrada a sala de audiência, onde se espera que se resolva mais este caso, que mexe com a vida dos trabalhadores do Namibe, e desta vez maioritariamente mulheres.

Procuramos ouvir os responsáveis do Instituto do Desenvolvimento Florestal, mas sem sucesso e uma fonte próxima do tribunal do Namibe garantiu à Voz da América que o assunto está a ser encarado com maior responsabilidade e lisura possíveis.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos