sexta-feira, 12 fevereiro, 2016. 20:37 UTC

    Notícias / Angola

    Namibe: Comunidades Mucubais não celebram o Natal

    Há muito que se tem falado que a população Mucubal, autóctones locais que não professam nenhuma religião e por via disso, não comemoram o Natal, data que simboliza o nascimento de Jesus Cristo e não só.

    Mucubais no Munícipio de Virei, no Namibe (VOA/A. Chicoca)
    Mucubais no Munícipio de Virei, no Namibe (VOA/A. Chicoca)
    Armando Chicoca
    Há muito que se tem falado que a população Mucubal, autóctones locais que não professam nenhuma religião e por via disso, não comemoram o Natal, data que simboliza o nascimento de Jesus Cristo e não só.

    Algumas comunidades da localidade de Manhengo confirmaram isto mesmo, descontraídos, como se não tivesse acontecido nada, é o clima testemunhado pela Voz de América.

    Para percebermos melhor sobre este facto, procuramos ouvir o Soba Grande das comunidades Mucubais, José Bony.

    Aquela autoridade tradicional disse que este povo não cedeu à colonização e o distanciamento com os missionários fez com que os autóctones ficassem sem saber sobre a existência de Jesus Cristo até aos dias de hoje.

    O Natal não é comemorado nas comunidades Mucubais e a falta de informação e o fraco trabalho das instituições religiosas pode ser apontado como sendo umas das causas, O Soba José Bony refere-se que estas populações mantêm-se fiéis à sua cultura.
    O forúm foi encerrado
    Comentário
    Comentários
         
    por: Mwangolé de: N'gola Kiá Samba
    30.12.2012 22:36
    Os rituais de iniciação quer femenina como masculina, os rituais de nascimento ou fúnebres que os Mucubais practicam à séculos, eles não impingem a ninguém, mas sim as suas gentes. Agora porque comemorariam eles o nascimento de um bebe com quem não se identificam, ou até mesmo nunca ouviram falar!!!! O artigo envés de singir-se apenas no facto deles não comemorarem o Natal, devia informar-nos o que esses povos comemoram e quando para poderemos respeitar tais datas. Natal hoje em dia virou comércio... gostaria de saber quantas pessoas que dizem comemorar a data rendem homenagem a Jesus.


    por: Mateus Londalu de: Namibe
    29.12.2012 15:41
    CONHEÇAMOS ANGOLA! Muitos dizem ser angolanos e alguns até, governantes, mas não conhecem a realidade angolana. Quem diz que a religião nao tem nada a ver com a colonização, no caso de angola é mentiroso. O Soba Bony disse e muito bem. Ausencia de missionarios, pelo facto de os Mucubais, kuisses não terem cedido a colonização, levou-lhes a exclusão social. 98% dos Mucubais não professam religiao. O Deputado Muatonguela, o unico Mucubal que está a fazer ensino superior, 5º ano de direito, apenas este ano 2012 foi batizado e casado na Igreja.


    por: joao antonio de: lobito
    27.12.2012 08:42
    a questao dos mucubais nao comemorarem o natal nao tem nada a ver com colonialismo e com cultura porque o natal e o dia da familia e do nascimento de jesus segundo a biblia pois a ligacao entre o homen e o espirito criador tem segundo a calendario romano 2012 anos e o colonialismo data de 1484 por isso a diferenca e grande e nao acredito que os mucubais sejam pagoes e ateus dentro de um pais com fronteiras bem difinidas . podem ser feiticista ou qumbanguistas que eram religioes africanas que veneravam deus antes da colonizacao pois e as endotronizacao comunista que pos a mentes desses povos distorcidas


    por: carlos de: portugal
    26.12.2012 20:44
    E porque teriam de o comomorar??

    Resposta

    por: Pretty-Lady de: Luanda
    29.12.2012 18:36

    Temos que respeitar todo mundo.

    Resposta

    por: Feliciano Duartes de: Lubango
    29.12.2012 15:45
    Os Mucubais não são obrigados a comemorar natal, tal como eu. Mas nesta peça noticiosa, gostei o facto de o soba grade dos mucubais ter-se mostrado como sendo alguem que conhece bem a comunidade que representa neste mosaiko. De facto, os Mucubais não sofreram efeitos da coonização por isso é que ate hoje preservam a sua cultura ha 100% e não se misturam com outras pessoas.

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Manchetes Mundo 12 Fevereiro 2016i
    X
    12.02.2016 19:48
    Mais Vídeos