quarta-feira, 22 outubro, 2014. 04:43 UTC

Notícias / Angola

Kilamba:"Primeira cidade fantasma de África", dizem urbanistas

“Kilamba é uma cidade fantasma construída para uma classe média que não existe em Angola” dizem os críticos.

Marginal de Luanda
Marginal de Luanda
Arão Ndipa
As autoridades angolanas reconheceram que a não ocupação física e efectiva da cidade do Kilamba, constitui o principal obstáculo deste projecto imobiliário que já ficou conhecido como a primeira “cidade fantasma” do continente africano.

A cidade do Kilamba, em Luanda voltou a ser notícia na semana passada com a visita do presidente da república. Na ocasião José Eduardo dos Santos lamentou a fraca taxa de ocupação das cerca de 20 mil habitações disponíveis desde Julho último.



Vinte e quatro horas depois da visita presidencial ao Kilamba, a ANGOP anunciava que José Eduardo dos Santos não exigiu a redução dos preços, mas sim a procura dos mecanismos que permitam aos interessados o acesso fácil às habitações. O presidente angolano admitiu entretanto ter havido excessiva burocratização, desorganização e indisciplina no processo de aquisição das casas. 

De acordo com entidades oficiais angolanas tais mecanismos deverão ter como base o arrendamento, tendo em conta que a modalidade de pagamento a pronto não permite que as pessoas possam adquirir tais moradias.

Críticos tais como o activista Rafael Morais, da associação S.O.S Habitat dizem entretanto que o problema da  habitação em Angola não será resolvido com a construção de habitações do género dos condomínios.

“Kilamba é uma cidade fantasma construída para uma classe média que não existe em Angola” disse recentemente o activista.

Também alguns arquitectos reprovam o modelo habitacional que foi desenvolvido.
Para nos falar sobre o assunto, ouvimos a arquitecta Ângela Mingas e o engenheiro Francisco Lemos Maria, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: joao antonio de: lobito
23.11.2012 10:49
os actuais tecnicos e responsaveis tomam decisoes unilaterais e erresponsaveis quando mandam executar projectos de urbanizacao pois nunca tiveram expriencias de sociedades mais desenvolvida em termos arquitecturais e estecticos em como construir sem qualidade e seguranca das extruturas e se um dia tivermos um terramoto tudo aquilo cai como um monte de areia pois deus queira que isso bnao aconteca


por: Paulo Costa Van Dune de: Luanda
20.11.2012 08:00
De Africa NÃO mas Primeira cidade fantasma do MUNDO


por: Francis
17.11.2012 23:08
A verdade diz-se, o JES apesar de estar ocupando as funcoes de presidente de Angola por mais de tres decadas tem sido um presidente "Muito Frouxo" essa atitude tem resultado na promocao do aumento da corrupcao dentro do Governo que dai tem causado o que ele mesmo diz de Burocratizacao. Essa dita cidade fantasma do Kilamba e o resultado mais evidente da sua Governacao de ser "Muito Frouxo" como presidente ha mais de 30 anos. Ele tem sido um Abuso para a nossa Nacao e a sua cupula Gorvernativa tem sido grandes abuzadores contra o cidadao Angolano do qual passou sendo um Povo Neo-Colonizado pelo MPLA.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos