quarta-feira, 22 outubro, 2014. 13:50 UTC

Notícias / Angola

Relatório sobre justiça rural em Angola vai ser divulgado em Luanda

Relatório do Instituto para a Cidadania, Mosaico, levou quase dois anos a elaborar propõe debate sobre sistema de justiça

Necessário avançar com modernização da justiça
Necessário avançar com modernização da justiça
Coque Mukuta
O Instituto para a Cidadania, Mosaico, apresenta esta quinta-feira na capital angolana um relatório de pesquisa intitulado “Acesso à Justiça fora dos grandes centros urbanos - Angola 2012”, o documento, que durou quase dois anos a elaborar, espelha a realidade da justiça dos campos suburbanos e rurais de Angola.


Facilitar informação rigorosa para os responsáveis políticos e proporcionar maior debate sobre o Sistema de Justiça, fora dos grandes centros urbanos são alguns dos objectivos do relatório a ser apresentado esta quinta-feira, como nos confirma frei Júlio Gonçalves Candeeiro, Director Geral daquele instituto.

“Importa dizer que o estudo teve como objectivos conhecer melhor a situação do direito de acesso à Justiça para os cidadãos que residem fora dos grandes centros urbanos. Avaliar se a acção dos Grupos Locais de Direitos Humanos é estatisticamente relevante em toda a área dos municípios onde estes existem e proporcionar informação rigorosa para os responsáveis pelo sistema de Justiça, os decisores políticos e o debate público, de modo a contribuir para melhorar o acesso à Justiça em Angola, sobretudo, fora dos grandes centros urbanos”, diz Candeeiro.

O número um do instituto fundado em 1997, pelos Missionários Dominicanos (Igreja católica), que tem como missão promover os Direitos Humanos em Angola confirmou terem tudo preparado para o lançamento “temos tudo preparado para amanhã procedermos ao lançamento de um relatório de pesquisa intitulado “Acesso à Justiça fora dos grandes centros urbanos - Angola 2012” na próxima quinta-feira, dia 31 de Janeiro 2013, pelas 15h30, no anfiteatro do Instituto Superior João Paulo II .

O presente estudo contou com o apoio da Embaixada dos Países Baixos em Angola.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ébola e os órfãos da Serra Leoai
X
22.10.2014 11:07
Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Mais Vídeos