Links de Acesso

Imposto sobre transacções cambiais causa apreensão em Angola


Moeda estrangeira vai custar mais
Moeda estrangeira vai custar mais

Especialistas estão, contudo, optimistas quanto ao futuro da economia.

A decisão do Governo angolano de criar um imposto sobre transacções em divisas está a causar alguma preocupação entre especialistas económicos que, contudo, manifestam confiança na economia do país.

Entretanto, o sociólogo Celso Malavoloneke criticou o modo como o Executivo comunicou a crise ao país e disse que que isso causou mais alarme do que era necessário.

O bancário Jorge Veiga disse que o novo imposto poderá afastar investidores estrangeiros.

Angola, continuou Veiga, “precisa de captar investimentos, recrutar bons quadros e isso pode ser um travão”.

Contudo sublinhou a necessidade de se aguardar pelos pormenores da lei que ainda não foram revelados pelo Governo que “está a trabalhar no bom sentido”

Segundo aquele economista, as instituições bancárias angolanas estão em boa situação com centenas de milhões de dólares em investimentos e financiamentos, e com capacidade de continuar a conceder empréstimos para diversos projectos

Por seu lado, o economista José Severino afir ou que a taxa sobre as operações cambiais servirá na prática como uma desvalorização do Kwanza e avisou que algumas empresas poderão subitamente deparar com problemas de pagamento em transacções e em que o imposto não foi levado em conta.

O jornal Expansão revelou recentemente que as autoridades estavam a considerar uma taxa de entre 15 e 18 por cento.

Severino disse que contratos assinados têm que ser honrados e quem assinou contratos a serem pagos mais tarde vai ter agora que acrescentar 15 ou 18 por cento a esse contracto se se confirmar a percentagem do imposto.

Severino, que é também presidente dos industriais de Angola, manifestou-se, no entanto,optimista quanto o futuro imediato do país.

“O sector petrolífero vai recuperar e a economia real continua a crescer”, conclui.

O sociólogo Celso Malavoloneke considera haver “um exagero” na forma como está a ser vista a situação económica de Angola e culpou o Executivo pelo modo como lidou publicamente com a questão.

“Foi tudo mal feito do ponto de vista de comunicação, a começar pela comunicação do Presidente da República”, diss, afirmando que o presidente “nunca deveria ter sido o primeiro a comunicar” as dificuldades a que o país enfrenta

Ouça as opiniões aqui:

please wait

No media source currently available

0:00 0:16:43 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG