domingo, 25 janeiro, 2015. 22:17 UTC

Notícias / Angola

Angola: Muitos cidadãos continuam indocumentados

O ministro da justiça anunciou para o ano que vem a criação de um programa nacional de registo gratuito de adultos.

Manuel José
Em Angola, muitos cidadãos continuam a não dispor de um documento de identificação. Uma das causas é o custo dos documentos. Agora o governo quer lançar um programa de registo gratuito.

As autoridades não conhecem ao certo quantos angolanos estão nestas condições. Daí o ministro da justiça ter anunciado para o ano que vem a implementação de um programa nacional de registo gratuito de adultos.


A medida agrada à jurista Ana Paula Godinho que reforça a necessidade de se registar as pessoas: “Muitas foram refugiadas para os países vizinhos na altura da guerra, é preciso registar essas pessoas”.

A advogada revela também que grande parte dos adultos apresenta registos falsos: “Alguns apresentam registos falsificados e isto acontece inúmeras vezes”.

Godinho sugere que se aproveite o recenseamento geral da população, para se registar toda a gente: “No momento em que se estiver a recensear as pessoas, procurar saber se naquela residência, todos os habitantes são portadores de bilhete de identidade ou se têm registo”.

Já a política Alexandra Simeão acredita que os emolumentos praticados em Angola são o principal inibidor na obtenção do registo de nascimento.

Uma certidão de nascimento, por exemplo, não fica por menos de 50 dólares. Segundo Simeão, “mesmo aquele que é pedido a título normal não sai nada barato, se a pessoa tiver uma urgência o documento custa 60 dólares”.

Simeão considerou ainda que o acesso ao registo de nascimento deve ser facilitado, por ser um direito constitucional do cidadão.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegraçãoi
|| 0:00:00
...  
🔇
X
23.01.2015 20:54
Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos