segunda-feira, 04 maio, 2015. 15:03 UTC

Notícias / Angola

Violações dos direitos humanos em Angola preocupam a sociedade civil

Angola regista casos preocupantes de violação dos direitos humanos

Arão Ndipa
Os relatos sobre casos de violações dos direitos humanos em Angola estão a preocupar sobremaneira os membros da sociedade civil que responsabilizam as autoridades, uma vez que a maioria dos factos noticiados envolve oficiais e agentes ligados ao Ministério do Interior.

Exemplos recentes que deixaram a sociedade angola em estado de choque têm a ver com os casos de tortura de reclusos da cadeia localizada no município de Viana cuja autoria é atribuída aos agentes prisionais.

Os assassinatos de sete jovens no município do Cacuaco, para além das demolições de residências, sem aviso prévio, e a tortura contra duas senhoras num centro comercial nos arredores de Luanda.


As autoridades angolanas já vieram a público condenar o sucedido e apresentar a sua versão sobre estes e outros casos alguns do quais foram enviados ao Ministério Publico para a instrução dos respectivos processos criminais.

No princípio do mês de Fevereiro a Amnistia denunciou a demolição de casas e a expulsão de milhares de famílias no bairro Maiombe, no município do Cacuaco, e Luanda, uma acção atribuída a elementos do exército e da polícia de intervenção rápida.

O presidente da Liga Internacional dos Direitos Humanos e Ambiente, classifica o quadro como sendo bastante preocupante.

As organizações da sociedade civil revelam que, nos últimos dias, Angola tem vindo a registar casos preocupantes de violação dos direitos humanos que colocam o país numa situação de insegurança permanente.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos João Castro, presidente da Liga Internacional de Defesa dos Direitos Humanos e Ambiente e Francisco Tunga Alberto, secretário executivo do Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulheri
X
01.05.2015 19:00
Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #13: Pai de Kim Kardashian roubou a cena com o desejo de querer ser mulher

Bruce Jenner, pai de Kim K West está na ordem do dia, Natalie La Rose entra para top 3 musical americano e tem Scarlet Johansson
Vídeo

Vídeo Filmes a não perder: Ex-Machina

Pode uma máquina ter a inteligência e consciência de um ser humano: Ex machina, um inteligente e bonito filme de ficção científica, é a primeira película do director Alex Garland. O filme foca no relacionamento e jogos de poder entre um robô e dois homens: Seu criador e um programador.
Vídeo

Vídeo Corrupção no recrutameno de polícias no Quénia

O Quénia iniciou o recrutamento policial, visando aumentar a segurança contra terroristas. No entanto, há pessoas que alegam haver corrupção no processo, o que traz de volta velhas preocupações da população queniana acerca da integridade das forças de segurança do país.
Vídeo

Vídeo Mãe bate no filho em plena manifestação

Durante os protestos e manifestações na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, uma mãe viu o filho na televisão atirando pdras contra agentes da polícia. Toya dirigiu-ser ao local e esbofeteou o filho obrigando-o a abandonar a manifestação.
Mais Vídeos