sábado, 30 maio, 2015. 18:28 UTC

Notícias / Angola

Huíla: Seca afecta especialmente região da Chibia

Mais de seis mil famílias ficaram semn as suas culturas devido à escassez de chuvas.

Teodoro Albano
O município da Chibia a pouco mais de 40 quilómetros a sul da capital da Huíla foi uma das regiões fortemente atingidas pelo fenómeno da estiagem.

Nas zonas do interior da circunscrição mais de seis mil famílias viram suas culturas se estragarem devido a escassez de chuvas e estão agora entregues a sorte no que toca a sobrevivência.

O município recebeu já do governo provincial doações alimentares no quadro do plano de emergência para acudir as famílias afectadas pela estiagem.


A administradora municipal da Chibia, Otília Vianey, falou do programa de distribuição pelas comunas e povoações;“ Traçamos um programa de distribuição por comunas no sentido de que cada comuna identifica as famílias mais críticas, nós levamos o produto até a comuna e da comuna o administrador comunal e a repartição social fazem chegar os produtos a aquele sectores encontrando já as populações concentradas e proceder já a respectiva distribuição”.

Para o ano agrícola recentemente aberto os agricultores receando pela estiagem querem apostar forte em alternativas de cultivo, mas aguardam pela chegada das sementes prometidas pelo executivo.

A Chibia detém um perímetro irrigado em que os recursos hídricos agora mais do que antes, entendem homens campo locais, devem ser aproveitados para além das baixas dos rios.

A cooperativa dos agricultores do município liderada por Manuel Severino, acredita que a alternativa pode minimizar no futuro os estragos da estiagem;“ A cooperativa está inserida no perímetro irrigado das Ganjelas é preciso que nós ganhemos a consciência de aproveitarmos no máximo aquelas potencialidades que a barragem oferece e ao longo dos rios aproveitar as baixas porque se formos só a esperar pela chuva a coisa não vai certa. A experiência nos indica que nós devemos aproveitar tudo que é água este é o lema é a decisão que os agricultores têm.A cooperativa agrícola do município da Chibia conta com noventa filiados.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cãoi
X
30.05.2015 07:11
Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cão

Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, principal partido da oposição em Angola, fala do caso Kalupeteka (dezenas de pessoas morreram de forma misteriosa), considerando-o o ponto mais alto das violações dos direitos humanos. Cabinda por seu lado devia ser autónoma como a Madeira. Entrevista a 22 de Maio
Vídeo

Vídeo Protestos em Bujumbura

O ambiente em Bujumbura continua sob muita tensao. Hoje foi dia de protestos na capital do Burundi
Mais Vídeos