Links de Acesso

Huíla: Seca afecta especialmente região da Chibia


Mais de seis mil famílias ficaram semn as suas culturas devido à escassez de chuvas.

O município da Chibia a pouco mais de 40 quilómetros a sul da capital da Huíla foi uma das regiões fortemente atingidas pelo fenómeno da estiagem.

Nas zonas do interior da circunscrição mais de seis mil famílias viram suas culturas se estragarem devido a escassez de chuvas e estão agora entregues a sorte no que toca a sobrevivência.

O município recebeu já do governo provincial doações alimentares no quadro do plano de emergência para acudir as famílias afectadas pela estiagem.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

A administradora municipal da Chibia, Otília Vianey, falou do programa de distribuição pelas comunas e povoações;“ Traçamos um programa de distribuição por comunas no sentido de que cada comuna identifica as famílias mais críticas, nós levamos o produto até a comuna e da comuna o administrador comunal e a repartição social fazem chegar os produtos a aquele sectores encontrando já as populações concentradas e proceder já a respectiva distribuição”.

Para o ano agrícola recentemente aberto os agricultores receando pela estiagem querem apostar forte em alternativas de cultivo, mas aguardam pela chegada das sementes prometidas pelo executivo.

A Chibia detém um perímetro irrigado em que os recursos hídricos agora mais do que antes, entendem homens campo locais, devem ser aproveitados para além das baixas dos rios.

A cooperativa dos agricultores do município liderada por Manuel Severino, acredita que a alternativa pode minimizar no futuro os estragos da estiagem;“ A cooperativa está inserida no perímetro irrigado das Ganjelas é preciso que nós ganhemos a consciência de aproveitarmos no máximo aquelas potencialidades que a barragem oferece e ao longo dos rios aproveitar as baixas porque se formos só a esperar pela chuva a coisa não vai certa. A experiência nos indica que nós devemos aproveitar tudo que é água este é o lema é a decisão que os agricultores têm.A cooperativa agrícola do município da Chibia conta com noventa filiados.
XS
SM
MD
LG