segunda-feira, 20 outubro, 2014. 12:58 UTC

Notícias / Angola

Angola: Marcolino Moco condena critério de distribuição de casas no Kilamba

Antigo primeiro-ministro diz que as habitações do "Projecto Kilamba" foram atribuidas a pessoas que contribuiram para a vitória do MPLA, em vez de a pessoas necessitadas.

Marcolino Moco
Marcolino Moco
Coque Mukuta
Marcolino Moco condenou os critérios de distribuição das casas do "Projecto Kilamba" às figuras que apoiaram a vitória do MPLA nas eleições de 31 de Agosto.

Marcolino Moco entende que a distribuição de apartamentos no Projecto Kilamba para os músicos, jornalistas, entidades religiosas e outras que contribuiram para a vitória eleitoral do MPLA, seria considerada um escândalo num país normal.

A lista dos beneficiários foi publicada no Jornal de Angola no dia 13 do mês passado..
“Como é que eu posso confiar num novo Governo que depois das declarações do Presidente da República, que vai governar para todos sai num jornal oficial que é o Jornal de Angola a distribuição de casas para aqueles que trabalharam para a campanha dele?” questionou o jurista.


O também ex-primeiro-ministro de angola diz que “num país normal isso é considerado como um escândalo, mas num país como o meu é considerado como normal”.

Já alguns populares de Luanda ouvidos pela nossa reportagem dizem terem sonhos para uma casa própria mas que os dirigentes angolanos atribuem casas aqueles que já as possuem. As casas são adquiridas em regime de renda resolúvel em que o inquilino paga renda durante um número determinado de anos, no fim dos quais a habitação lhe pertence.

“Eu não tenho emprego, como é que vou tentar no Kilamba? Sou pedreiro como é que vou tentar no Kilamba?” questionou um jovem.
“O meu biscato não dá para nada”, acresceu outro jovem.
“Eles são entre eles, sobrinhos, primos, netos, até aqueles que estão na barriga já tem casas”, desabafou um terceiro.
“Eles só se repartem entre eles”, frisou outro interlocutor da VOA.

Moco entende ainda que este é um problema de um regime que diz que é democrático mas na verdade não é e consegue mentir até à comunidade internacional com toda a competência sobre o que se passa neste país.

“É problema de um regime que diz que é democrático mas não é, faz isso com muita competência, mas não é” disse. “Executa essas mentiras com muita competência, consegue passar as ideias para as pessoas que somos um país democrático”, frisou.
Segundo Moco, o governo “consegue passar essa ideia também para fora, quando todos os dias nós nos deparamos com acções que é no mínimo de um regime ditador”
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: anonimo
13.11.2012 08:20
mardolino tem razao e para os musiko e jonalistas q tem casas


por: david de: malange
10.11.2012 05:59
agora e que este senhor quer aparecer e dar tambem o seu show abrem bem os olhos manos bazeiiiiiiiiiiiii.


por: JOSE de: luanda
09.11.2012 06:22
Graças a Deus minha mae foi uma das abençoadas Contempladas nestas casas nao porque ajudou o regime na Campanha mas porque meu pai foi antigo Combatente e foi dado a possibilidade de ter uma habitaçao neste projecto, bem viviamos num bairro que quando chove so Deus nos ajuda entao a mudança para o Kilamba esta a ser visto como uma bençao, mas esta bençao esta sendo amarga porque da ultima reuniao que tivemos com a DELTA foi que devemos pagar mesmo 603 dolares durante 30 anos ininterruptos, como pode? se a casa que a minha mae tem direito custo a pronto 125000USD, 603 USD durante 30 anos sera 217080 USD isto é de tudo Ultrajante, sem moral, se havia uma duvida que o projecto e privado a prova esta nisto. Sinceramente é uma vergonha que se passa neste pais

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ébola: Um Poema para os Vivosi
X
17.10.2014 18:57
O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 9 Outubro 2014

A noticias da America em video
Mais Vídeos