sábado, 25 abril, 2015. 01:50 UTC

Notícias / Angola

Kwanza Sul: Município de Conda quer mais médicos

O corpo clínico do único hospital é composto por três médicos e noventa e cinco enfermeiros.

Aspecto da cidade do Sumbe
Aspecto da cidade do Sumbe
Fernando Caetano
Com uma população estimada em cerca de cem mil habitantes, o município angolano da Conda no Kwanza Sul conta apenas com um hospital.

A sua população dedica-se maioritariamente à actividade do campo numa agricultura de subsistência onde o milho, as batatas rena e doce, o feijão e horto-frutícolas constitui a base da dieta alimentar dos munícipes.

No campo da saúde, a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, acidentes e mordedura de répteis figuram da lista de principais patologias mais frequentes na região.


Para agravar ainda mais a situação, o hospital que tem a capacidade de internamento para cinquenta e três camas sendo vinte e três para a pediatria, agora só pode albergar vinte e três pacientes.

As causas segundo autoridades sanitárias locais estão na base da falta de camas e colchões bem como a degradação do próprio hospital.

As autoridades locais dão conta que  a pediatria nos últimos tempos é a que regista maior números de internamentos sendo dez pacientes internados por dia. O corpo clínico composto por três médicos e noventa e cinco enfermeiros é a julgar pela demanda insuficiente sendo necessário para cobrimento total do município de mais seis médicos de espacialidade e trezentos e quarenta e quatro enfermeiros.

De lembrar que o município da Conda dista cerca de cem quilómetros à sudeste da cidade do Sumbe a capital da província do Kwanza-Sul e está ligada por estrada pelas cidades da Gabela, Sumbe e vila do Seles.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Joaquim Veloso de: Luanda
04.12.2012 08:02
Muito bom saber que apesar do esquecimento aparente de que o Municipio e vitima, ainda existem pessoas com alma que os leva a preocupar-se com este povo que muito merece!
Tenho fe que, juntando vozes a volta do assunto, conseguiremos cobrir essa vaga. Levanto aqui uma questao: Tera o executivo local levado este assunto a consideracao, nas discussoes relativas a vida social da provincia?
Qual o programa social do executivo da provincia relativamente ao assunto?
Unamos esforcos!

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos