terça-feira, 04 agosto, 2015. 13:50 UTC

Notícias / Angola

Kwanza Sul: Município de Conda quer mais médicos

O corpo clínico do único hospital é composto por três médicos e noventa e cinco enfermeiros.

Aspecto da cidade do Sumbe
Aspecto da cidade do Sumbe
Fernando Caetano
Com uma população estimada em cerca de cem mil habitantes, o município angolano da Conda no Kwanza Sul conta apenas com um hospital.

A sua população dedica-se maioritariamente à actividade do campo numa agricultura de subsistência onde o milho, as batatas rena e doce, o feijão e horto-frutícolas constitui a base da dieta alimentar dos munícipes.

No campo da saúde, a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, acidentes e mordedura de répteis figuram da lista de principais patologias mais frequentes na região.


Para agravar ainda mais a situação, o hospital que tem a capacidade de internamento para cinquenta e três camas sendo vinte e três para a pediatria, agora só pode albergar vinte e três pacientes.

As causas segundo autoridades sanitárias locais estão na base da falta de camas e colchões bem como a degradação do próprio hospital.

As autoridades locais dão conta que  a pediatria nos últimos tempos é a que regista maior números de internamentos sendo dez pacientes internados por dia. O corpo clínico composto por três médicos e noventa e cinco enfermeiros é a julgar pela demanda insuficiente sendo necessário para cobrimento total do município de mais seis médicos de espacialidade e trezentos e quarenta e quatro enfermeiros.

De lembrar que o município da Conda dista cerca de cem quilómetros à sudeste da cidade do Sumbe a capital da província do Kwanza-Sul e está ligada por estrada pelas cidades da Gabela, Sumbe e vila do Seles.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Joaquim Veloso de: Luanda
04.12.2012 08:02
Muito bom saber que apesar do esquecimento aparente de que o Municipio e vitima, ainda existem pessoas com alma que os leva a preocupar-se com este povo que muito merece!
Tenho fe que, juntando vozes a volta do assunto, conseguiremos cobrir essa vaga. Levanto aqui uma questao: Tera o executivo local levado este assunto a consideracao, nas discussoes relativas a vida social da provincia?
Qual o programa social do executivo da provincia relativamente ao assunto?
Unamos esforcos!

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africa 3 de agosto 2015i
X
03.08.2015 19:31
Mais Vídeos