quarta-feira, 04 março, 2015. 22:42 UTC

Notícias / Angola

Angolanos agradados com não intervenção militar na R D Congo

O jurista Marcolino Moco saudou esta quarta-feira a intenção do Governo angolano de não voltar a apoiar militarmente as autoridades de Kinshasa na sua luta contra a rebelião no Kivu Norte.

Marcolino Moco
Marcolino Moco
Venâncio Rodrigues
O jurista Marcolino Moco saudou esta quarta-feira a intenção do Governo angolano de não voltar a apoiar militarmente as autoridades de Kinshasa na sua luta contra a rebelião no Kivu Norte.

Moco defendeu que as intervenções militares de Angola no estrangeiro, feitas de forma unilateral, só resultaram no sacrifício de vidas de angolanos. “ Eu coincido com uma posição deste género porque a solução não passa por sacrifícios em torno de situações concretas mas por uma estratégia de longo prazo, no caso, dentro das Nações Unidas e da União africana”, declarou.

O jornalista Siona Casemiro disse de igual forma que a diplomática é a via mais sensata para a resolução dos actuais conflitos em África.

“ Parece que o campo em aberto é o diplomático capaz de abrir caminhos que levem a uma solução pacífica”, disse.

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, foi citado pela imprensa pública angolana como tendo garantido que o interesse de Angola na República Democrática do Congo (RDC) é “encontrar uma solução definitiva que não passe pela guerra”.

Manuel Augusto reagia a informações difundidas pela imprensa  dando conta de uma eventual intervenção militar angolana na região leste do Kivu Norte.

“Não penso que na RDC a solução seja militar. Isto já foi provado desde 1994”, disse. O diplomata angolano esteve nos últimos dias, na capita congolesa, Brazzaville, portador de uma mensagem do
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos