quarta-feira, 16 abril, 2014. 13:12 UTC

Notícias / Angola

Eleições angolanas: Igrejas dizem que desempenharam o seu papel e negam colaboracionismo

A participação das igrejas no processo eleitoral em Angola podia ser mais imparcial e mais envolvente, salientam líderes cívicos .

Padres e outros religiosos no comício de abertura da campanha do MPLA, fotografados com o secretário provincial Bento Bento
Padres e outros religiosos no comício de abertura da campanha do MPLA, fotografados com o secretário provincial Bento Bento
Tamanho das letras - +
Arão Ndipa
— A participação das igrejas no processo eleitoral em Angola podia ser mais imparcial e mais envolvente, salientam muitos observadores da sociedade civil.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos o reverendo Luis Nguimbi, secretário-geral do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola, CICA, e com o activista cívico, Domingos José.

As igrejas dizem que cumpriram com o seu papel de educação cívica junto dos seus fiéis. Contudo, críticos no seio da sociedade civil, afirmam que as mesmas foram instrumentalizadas e corrompidas pelo partido no poder. Acrescentam que algumas receberam mesmo ameaças de encerramento dos seus templos se não assumissem a defesa do voto no MPLA.


De acordo com o reverendo Luis Nguimbi, “a cultura democrática está a enraizar-se entre os angolanos que não querem ficar atrás do clima geral que move o Mundo inteiro”. Ainda segundo o clérigo, a Comissão Nacional Eleitoral, CNE, “este à altura das suas responsabilidades”.

Quanto ao activista Domingos José, “ as igrejas foram ostensivamente usadas pelo partido no poder  porque representam a camada mais vulnerável e desprotegida da sociedade angolana”.

Segundo Domigos José, “ o governo consegue manipular as igrejas com bens, ofertas e promessas de modo a conseguir o voto dos fiéis”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comments page of 2
    Próximo 
por: Verdades de: Luanda
17.09.2012 20:43
As Cores das BATINAS destes Corruptos religiosos diz TUDO, Que mais se pode Dizer das Igrejas Catolicas e dos seus Lideres?
Leiam o que diz a palavra do Verdadeiro DEUS em 2Pedro 2:19-23, deles que estas escrituras fala.


por: Anónimo
17.09.2012 09:06
Será que o estatuto deles enquanto líderes eclesiásticos permite isso, ou já foram contaminados com o vírus da violação das leis?


por: Anónimo
17.09.2012 08:56
Então andam a nos ensinar que o cristão não deve se orgulhar com as riquezas deste mundo e eles …!? Grandes Mestres da Palavra. Hahahahahahahahahahah …!


por: Anónimo
17.09.2012 08:45
Se eu fosse de uma das igrejas cujos líderes aparecem nesta vergonhosa fotografia já estaria fora. É caso de se dizer QUE GRANDE VERGONHA! Agora começo a dar razão às igrejas que aconselham os seus fiéis a não votar, porque afinal melhor que concordar com o mal é não participar. Compactuar com o sofrimento do povo, a morte, o desaparecimento físico de angolanos, a mentira desenfreada, a repressão, a tortura, a violação das leis podia ser de qualquer um menos de ditos padres, pastores, bispos, profetas, etc., em troca de dinheiro e bens desta terra. Com certeza o inferno vos espera, REVERENDOS!


por: Florindo Chivucute de: USA
17.09.2012 00:11
Sera. Penso que este discurso contraria a realidade. A fotografia e uma prova desta realidade.


por: Mbata Mbuta de: Luanda
16.09.2012 19:19
a Igreja Catolica é uma autentica vergonha, alias é um grande perigo para africa e a nossa cultura. o grande erro ocorreu no tempo das independencias, o africano deveria intender que nem a Igreja catolica nem o Islão servem para a nossa espiritualidade.
ão contrario~são todos landrões de almas e minerios.africa precisa de uma independencia espiritual.


por: Miranda de: USA
16.09.2012 16:24
A voz de America nao divulga algo de bom sobre o MPLA e seu lider?


por: Ngoia Cipriano de: Sempre no Huambo
16.09.2012 15:32
Apelo os Lideres religiosos de Angola,fiquem a saber que se continuarem com esta atitude estar a se envolver na politica e estar a trabalhar para o regime e não pelo povo? um dia vão perder todos membros e cairão junto o regime,porque o que se ve em angola as igrejas fazem trabalhos politicos em vez do espiritual,convencem pessoas para votarem no MPLA, em vez de ganharem almas para Cristo,hoje os lideres religiosos em angola são igual aos sobas, são todos activistas do MPLA.Seria bom se tivéssemos muçulmanos em vez dos cristão.Porque os cristão em angola são traidores do povo,eles são lobos e vestem-se de ovelhas............................................


por: Marinela Ivone de: Mozambique
16.09.2012 15:08
Segundo o Rev. Luis Nguimbi. "As igrejas cumpriram com o seu papel de fazer campanha a favor do MPLA" Veja a foto da noticia.


por: Nani Kumpovela
15.09.2012 20:56
É tao triste para nós africanos !!! Porque desde entao as Igrejas sempre contribuiram para o sofrimento do povo. Na colonizaçao, no escravissismo e como nas eleiçoes. Se realmente vcs tenhem vocaçoes e, se servissem realmente o Deus vivo nao teriam nem se quer 1 segundo a perder para oferecerem se ao sofrimento do povo que sao vossos fieis. Até o Jesus Cristo foi um exemplar na revoluçao. Agora os servidores deste tempo, resta me saber qual é o papel deles para com a sociedade angolana. De preferencia fechar as Igrejas e façam trabalhos normal p'ra que nao continuem dizer que o MPLA tem-vos utilizado, falços servidores o vosso salario será o inferno malfeitores !

Comments page of 2
    Próximo 

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 15 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
15.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos