sábado, 30 maio, 2015. 22:27 UTC

Notícias / Angola

Baixa de Cassanje continua a viver na penúria

Berço da luta pela independência nacional, carece de reconhecimento moral, social, político, económico e financeiro e mais dignidade aos sobreviventes da luta anti-colonial

Fazenda
Fazenda "Pedras Negras" em Malanje
Agostinho Gayeta
Historiadores consideram a revolta de 4 de Janeiro de 1961, na Baixa de Cassanje, em Malanje, como ponto de partida para Libertação de Angola do jugo colonial.

Os académicos defendem igualmente a intervenção do Executivo angolano para por fim a penúria registada nesta região de Angola.


Um reconhecimento moral, social, político, económico e financeiro e mais dignidade aos sobreviventes das lutas de libertação nacional são necessidades prementes, dizem os nossos entrevistados

Angola celebrou na ultima sexta feira o dia dos Mártires da Repressão Colonial, que ocorreu na região da Baixa de Cassanje, província de Malanje, em 1961.

A propósito da efeméride a Voz da América ouviu os historiadores Venceslau Cassesse e Festo Sapalo. O historiador e docente universitário Venceslau Cassesse considera a data como uma referência histórica, obrigatória quando o assunto diz respeito à luta de libertação nacional.

Para o também professor do Instituto Superior de Ciências de Educação da Província do Huambo, após a revolta dos camponeses dos campos de algodão da Baixa de Cassanje contra os reduzidos preços na compra deste produto pelos fazendeiros e contra os maus tratos e as situações de violações dos seus direitos de cidadãos a que eram submetidos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cãoi
X
30.05.2015 07:11
Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cão

Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, principal partido da oposição em Angola, fala do caso Kalupeteka (dezenas de pessoas morreram de forma misteriosa), considerando-o o ponto mais alto das violações dos direitos humanos. Cabinda por seu lado devia ser autónoma como a Madeira. Entrevista a 22 de Maio
Vídeo

Vídeo Protestos em Bujumbura

O ambiente em Bujumbura continua sob muita tensao. Hoje foi dia de protestos na capital do Burundi
Mais Vídeos