terça-feira, 21 abril, 2015. 08:27 UTC

Notícias / Angola

Abstenção não ajuda a democracia - escritor angolano Filipe Zau

"Ninguém pode exercer a democracia sem fazer escolhas," diz Zau

Escolher é parte do processo democràtico - Filipe Zau
Escolher é parte do processo democràtico - Filipe Zau
A elevada abstenção eleitoral registada em Luanda não ajuda a democracia, disse o escritor angolano Filipe Zau.


Zau apresentou em Luanda a sua mais recente obra literária intitulada “ Do acto educativo ao exercício da cidadania” e numa entrevista à Voz da América afirmou que “ninguém pode exercer a democracia sem fazer escolhas”.

“O exercício da cidadania é um acto político,” disse Zau para quem “ninguém pode exercer a democracia sem estar a fazer escolhas” e para quem “há momentos na vida que temos que fazer escolhas”.

“Estamos perante um abstenção enorme em Luanda que me parece é um mau exemplo e não ajuda a democracia,” acrescentou Zau que disse que eleições são um pedido de opinião num professo democrático.

“Quando eu não quero dar a minha opinião eu não estou a ajudar o processo de democrático,” disse.

Para o autor, músico, compositor, poeta e investigador académico a educação tem que ser hoje mais abrangente em questões culturais, tem que analisar o papel das línguas africanas na aprendizagem, questões ligadas ao primado da paz, justiça social e algumas de ordem política.

“Estamos numa sociedade global e as questões politicas não são só dos políticos. O exercício de cidadania é um acto político,” disse.

“Hoje em dia a educação tem um sentido mais amplo do que era, vão para além da escola, acrescentou.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Florindo Chivucute de: USA
17.09.2012 00:14
Penso que os Angolanos perderam confianca no processo "democratico" em Angola, em particular nos partidos politcos. Isto e grave.


por: Prof.Kiluange de: New York City
16.09.2012 20:10
Carta Aberta ao Tribunal Constitucional da República de Angola
Exmos. Srs. Magistrados,

Mais uma vez!, o povo angolano recorre aos valiosos préstimos dos servicos de V. Exas. para observar , cumprir e fazer cumprir integralmente todas as cláusulas previstas na constituição angolana, e promover o bem geral da Nação! V. Exas. têm diante de si "provas contundentes e irrefutáveis" de irregularidades cometidas no decurso das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012. Essa e' uma oportunidade de ouro que os Exmos. Srs. Magistrados têm para demonstrar inteira capacidade de cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas pela Carta Magna Angolana, , agindo de forma ética, independente e imparcial, de modo a garantir que o interesse público seja preservado.
Subscrevo-me, com a mais elevada consideração, de V.Exas.,
Professor N'gola Kiluange – New York City
Prof.kiluangenyc@yahoo.com


por: Marinela Ivone de: Mozambique
16.09.2012 15:15
Sim dignissimo Filipe Zau,votar em eleicoes cujos resultados andam ja fabricados,tambem seria uma catastrofe.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
O Auxílio à morte nos Estados Unidosi
X
21.04.2015 07:05
Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Vídeo

Vídeo Oceano Secreto: Uma vida que você não imagina existir

Como seu pai, Jacques Cousteau, Jean-Michel Cousteau passou a vida explorando os oceanos. Equipado com uma câmara IMAX, Cousteau e sua equipa filmaram cerca de 100 horas de cenas aquáticas, produzindo um documentário que revela como os menores seres vivos do mar são vitais para a vida na Terra.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: O que fazem juntos Kanye West, Jay-Z, Madonna e Alicia Keys?

A #PassadeiraVermelha desta semana tem um miminho para si! Chega à Sexta-feira e ainda lhe dá mais um 1 minuto de video com os famosos que marcam os títulos das notícias nos EUA! Episódio #11 com Usher, Kanye West, Jay-Z, Madonna, Vin Diesel, Alicia Keys... isto só pode ser TDB!!! (Tudo de Bom)
Vídeo

Vídeo Aniversário Apollo 13

Lembra-se do filme Apollo 13? Sabe o que o inspirou? Faz 45 anos que se deu o maior fracasso de sucesso da NASA, a estação espacial americana
Mais Vídeos