quinta-feira, 30 julho, 2015. 23:00 UTC

Notícias / Angola

Artesanato angolano à beira do colapso

Artesãos angolanos estão a ser “tratados como enteados” pelo ministério da cultura, afirma a associação Aproarte.

Pedro Dias
Em Angola o artesanato tradicional está a passar por uma fase difícil dizem muitos dos artistas ligados ao sector.

Segundo afirmou à VOA, NLandu Job, o presidente da Aproarte, associação que congrega muitos dos artesãos angolanos, existe um “sentimento de revolta” entre aqueles que se dedicam a esta actividade.


De acordo com aquele responsável, os artesãos angolanos estão a ser “tratados como enteados” pelo ministério da cultura e afirma que as verbas dedicadas no orçamento geral do estado para a cultura não contemplam pura e simplesmente o artesanato.

Segundo o nosso interlocutor existe um esforço muito grande de alguns artistas para garantir a sobrevivência do rico artesanato angolano, salientando contudo que a falta de apoios governamentais já fez com que muitos deixassem aquele sector da actividade.

Os artesãos angolanos queixam-se ainda de que os responsáveis do ministério da cultura não fizeram sequer um levantamento dos artistas do sector e desconhecem quase inteiramente as suas actividades.

“Só falam connosco quando precisam de artesanato para decorar qualquer acto oficial”, desabafou um dos artistas ao microfone da VOA.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Prof.Kiluange de: New york City-Manhattan
25.11.2012 19:23
À medida que nos aproximamos do final do ano, seria imperioso que o nosso parlamento convocasse a presença do sr. Manuel Domingos Vicente para tecer explicações detalhadas sobre o verdadeiro montante de investimentos da Sonangol agregados a China Sonangol International Holding Limited. Consta que, por exemplo, esta companhia foi criada em 2004 em Hong-Kong, com as seguintes percentagens: 70% pertencente à FIC (Fundo Internacional da China) e 30% à Sonangol. Manuel Vicente, ex-CEO da Sonangol,fazia parte do elenco Directivo da China Sonangol em conjunto com Lo Fong Hung e Veronica Fung. Esta última, presumível familia [esposa (?)] de Xu Jinghua [Sam Pa], e a sra.Hung é filha de um general Chinês. Contudo, o mais "assustante" é que a composição hierárquica do chamado grupo Queensway [ao qual pertencem a FIC e a China Sonangol] assemelha-se a uma autêntica máfia sedenta pelo enriquecimento ilícito, com a cumplicidade de altas figuras políticas nacionais e estrangeiras ou homens de negócios. Assim, a New Bright International, criada em 2003 com sede em Hong Kong, congrega a FIC e a China Sonangol. A New Bright também detém 70% das acções de uma outra empresa do sindicato – a Beiya International Development (ou Dayuan International Development Corporation), que por sua vez detém 99% do FIC. No entanto, através da sra. Veronica Fung , o sr. Xu Jinghua exerce o controle de 70% da empresa-mãe, New Bright International e o restante 30% pertence a sra. Lo Fong Hung. Xu Jinghua [Sam Pa] ,que frequentou com José Eduardo dos Santos uma Academia Soviética em Baku quatro décadas atrás, é o presidente – e tido como director invisível por muitas das entidades do grupo Queensway. Segundo o "The Economist", documentos da New Bright International, fornecidos por fontes confidenciais, confirmaram a informação recolhida minuciosamente pela Comissão de Revisão sobre Segurança e Economia China-Estados Unidos (2009), que alegou uma conexão entre o governo Chinês e FIC. O mais triste aqui é que os investimentos da Sonangol estão practicamente em mãos de piratas, e os senhores José Eduardo dos Santos e Manuel Domingos Vicente têm a obrigação moral de tornar público o paradeiro desses fundos.

Prof. Ngola Kiluange
Prof.Kiluangenyc@yahoo.com
Referencias:
1.) http://www.africanglobe.net/africa/ties-bind-china - angola -zimbabw e/
2.) http://www.theindependent.co.zw/2012/07/06/chiadzwa-diamond-fieldschinese-owned-firms-financing-cio-operations/
3.) http://www.economist.com/node/21525847Delete ReplyReply ForwardSpamMovePrint Actions NextPrevious


por: Haroldo Rego de: Rio de Janeiro
25.11.2012 09:28
Artesanato é atividade que dá dinheiro e emprego e merece atenção como tal.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 30 de Julho 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
30.07.2015 18:51
Vídeo

Vídeo Amy Winehouse - o filme

No documentário, Amy, o realizador Asif Kapadia conta a história do nascimento e queda da super estrela do jazz Amy Winehouse. Usando filmes caseiros feitos por amigos e produtores de Amy, concertos, entrevistas públicas e sessões de gravações, Kapadia criou um retrato fantástico da cantora
Vídeo

Vídeo Sudão: música salva pessoas da morte

Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Mais Vídeos