quarta-feira, 02 setembro, 2015. 16:56 UTC

Programas Especiais / A Sua Saúde

Angola continua a ter a situação do VIH e SIDA a duas velocidades

Os casos de novas infeções continuam a crescer a cada dia que passa segundo a Associação Justiça Paz e Democracia.

Manuel José
Angola continua a ter a situação do VIH e SIDA a duas velocidades: De um lado o executivo angolano que afirma estar controlada a situação das grandes endemias incluindo o VIH-SIDA.

“As acções de controlo das principais endemias registaram avanços especialmente com relação ao VIH-SIDA”, Jose Van-Duem ministro da saúde de Angola.

Do outro lado as organizações não-governamentais de combate a SIDA que dizem estarmos em presença de uma situação dramática.

António Coelho: “A situação é preocupante de uma maneira geral e dramática nalgumas zonas do país”

António Coelho da ANASO que amanhã realiza uma marcha de solidariedade para com as pessoas vivendo com VIH-SIDA.

A Associação de luta contra a SIDA pensa levar 5 mil pessoas à marcha.

A ANASO contabiliza perto de quinhentas mil pessoas infectadas pelo VIH e SIDA em Angola. “Cerca de meio milhão de pessoas estão infectadas, destas trinta mil já faleceram).


António Coelho disse ainda que só oitenta e duas mil pessoas têm seguimento clinico.

“Cerca de 82 mil cidadãos estão a ser acompanhados do ponto de vista clinico destas só 42 mil estão a fazer terapia anti-retroviral”.

Os casos de novas infecções continuam a crescer a cada dia que passa segundo a Associação Justiça Paz e Democracia.

Godinho Cristóvão da AJPD: “E com muita tristeza que ouvimos que a situação está controlada, está estabilizada mas todos os dias temos novos casos de infecções e não são poucos”.

Um dado que a ANASO apresentou como sendo de seis mil novos casos de infecção de VIH SIDA na última década.

António Coelho – “Nos últimos dez anos em média registámos 6 mil novas infecções por ano”.


Um dos motivos segundo Coelho, para que haja um fraco combate a SIDA em Angola deve-se a letargia da Comissão Nacional de Luta contra SIDA liderada pelo presidente Jose Eduardo dos Santos.

António Coelho – “A Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA é liderada pelo presidente da República, mas infelizmente este órgão funciona de forma débil; é preciso que a Comissão funcione de forma efectiva com uma liderança política bastante consistente”.

Para além de haver casos em Angola de discriminação de pessoas a viverem com VIH SIDA.

“Pessoas que são despedidas do local de trabalho por causa da sua condição serológica”.

Outra organização de luta contra SIDA, a AALSIDA também clama por apoios.

Arnaldo Júnior – “Neste momento, temos tido varias dificuldades para implementar os nossos projectos porque não temos apoio, os doadores saíram de Angola como os casos do Fundo Global e outras”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
01.12.2012 23:53
esta e a nova arma q os ILUMINATES e a cumplicidade do MPLA / JOSE EDUARDO DOS SANTOS usam para reduzir a populacao negra , e a SELECAO ARTIFICIAL bem preparada para ssubstituir os negros com a MESCLA como se passou no Brasil . daqui ha 30/40 anos os angolanos verao-se neocolonizados , hoje muitos ja deram conta q o Holden Roberto tinha razao num de s/ discursos em 1975 em dizer q " O POVO SERA CONDUZIDO NAS MASMORRORAS COMO OVELHAS SEM DIZER NADA, E DIRAO ADEUS A LIBERDADE E VIVA O TOTALITARISMO " eu acrescento ," VIVA A CORRUPCAO DO SISTEMA DE VAMPIROS "


por: Tio de: Angola
01.12.2012 16:45
..concordo plenamente com as organizacoes nao governamentais pela a estatistica que apresentam. so para dar um exemplo, nas empresas petroliferas aonde as inspeccoes sao feitas regularmente, 1 em cada 5 trabalhadores esta enfectado. Pergunto eu quantos andam por ai nas forcas armadas, policia, funcionarios publicos que nao teem um processo de inspeccao de rotina implementado? isto `e para nao falarmos dos milhares de pessoas contaminadas que veem dos Congos em procura de melhores condicoes de vida e que oferecem-se a qualquer um a troca de 500 ou 1000 KZS=USD 5,00 ou USD 10.00? Ide nas Lundas, Zaire, Cabinda, Luanda....para ferem o que se passa.
Conheco uma familia (de 7 pessoas) amiga que estao infectados e nao sao assistidos......o marido tem 3 namorads e duas delas sao casadas. quer com isso dizer que pelomenos 30 estao infectados por causa de 1 pessoa (esposo/namorado), Quantos estao nessa condicao?

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorquei
|| 0:00:00
...  
🔇
X
02.09.2015 09:15
Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Pontão na ilha do Sal

Vídeo gentimente cedido por José Manuel da Cruz, retratando a força das ondas por consequência da passagem do furacão Fred
Vídeo

Vídeo Furacão Fred em Cabo Verde: Ilha do Sal

Vídeo gentilmente cedido por Carlos Chaves, no Sal, que sofre com a passagem do furacão Fred pela ilha
Mais Vídeos