quinta-feira, 30 outubro, 2014. 22:52 UTC

Notícias / Angola

Deputados angolanos querem saber destino dos dois activistas desaparecidos

Já lá vão seis meses desde que os activistas cívicos Isaías Cassule e Alves Kamulingue foram vistos pela última vez. Até agora nada se sabe de concreto sobre o que lhes aconteceu, se estão vivos, ou se estão mortos ou desaparecidos.

Alves Kamulingue, desaparecido a 27 de Maio de 2012
Alves Kamulingue, desaparecido a 27 de Maio de 2012
Coque Mukuta
Já lá vão seis meses desde que os activistas cívicos Isaías Cassule e Alves Kamulingue foram vistos pela última vez. Até agora nada se sabe de concreto sobre o que lhes aconteceu, se estão vivos, ou se estão mortos ou desaparecidos.

A situação é de total desespero e angústia para os familiares de Cassule e Kamulinge. Um desespero e uma angústia sobretudo visíveis nas faces das suas mães.

O quarto vice-presidente da bancada parlamentar do MPLA, o deputado João Pinto, questionado pela Voz da América sobre o andamento do processo dos dois activistas disse que se ao jornalista importa conhecer os resultados da investigação do caso, para a justiça ele é e deve ser “segredo de justiça”, sendo da exclusiva competência da Procuradoria-Geral da República a investigação do desaparecimento dos dois jovens.

A deputada Genoveva Lino, que preside à X Comissão da Assembleia Nacional, e que tem a seu cargo questões dos Direitos Humanos, Petições e Reclamações dos cidadãos, disse à Voz da América, sem gravar entrevista, que as famílias poderão recorrer à sua Comissão, por intermédio de uma carta, e que ela própria trataria de encaminhar o caso. Mas até ao momento as famílias não receberam qualquer carta da deputada.

Agora é a bancada parlamentar do PRS que promete actuar. O deputado Eduardo Kuangana (também presidente daquela formação política) garante que vai instar o Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário-chefe Ambrósio de Lemos, para se obterem informações sobre o paradeiro dos dois jovens.

“Daqui para diante chamaremos a Polícia Nacional, porque é o único órgão capaz de poder verificar todas anomalias que podem surgir na segurança do país, para explicarem o que é que se passa” disse Kuangana acrescentando:
“Vamos olhar junto do nosso grupo parlamentar para vermos como é que a coisa fica” garantiu o político.

A UNITA, através do líder da sua bancada parlamentar, Raul Danda, junta-se ao coro e diz que será dentro de dias colocada uma solicitação para interpelar os órgãos executivos competentes sobre o paredeiro de Isaías Cassule e Alves Kamulingue:

“Vamos pressionar o governo. O governo não pode dizer que não sabe onde estão os cidadãos” disse Raul Danda frisando:

“Sobretudo o ministro do Interior para que se explique onde é que andam estes cidadãos.” Questionado sobre quando a UNITA irá fazer essa petição, Danda disse que será já dentro de dias.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: JOAO ANTONIO de: LOBITO
05.12.2012 14:15
EU PERGUNTO AOS SENHORES DEPUTADOS SE ANGOLA NAO SENDO UM PAIS NORMAL CONSTITUCIONALMENTE SE POSSIVEL O EXERCICIO DO DIREITO,ISTO UMA ADVOGACIA FORTE E INDEPENDENTE TENDO EM CONTA QUE OS ACTOS CRIMINOSOS ESTAO NUM ESTADO DE IMPUNIDADE CRONICA TENDO O PROPRIO ESTADO ESTAR SENTADO NA PLATEIA AO INVEZ DE AGIR SALVAGURDANDO O SEU DIREITO DE SOBERANIA E INTERGRIDADE,A MA GOVERNACAO E COMO A SIDA QUE AINDA NAO TEM CURA EM VISTA POIS DA BENEFES PARADISIACOS AOS CAMARADAS QUE PENSAM QUE SAO DEUSES º dueses falsos.


por: Prof.Kiluange de: New York City--Manhattan
01.12.2012 09:46
Por mais de 33 anos , José Eduardo dos Santos tem governado Angola com punhos de aço... e o sanguíneo esquadrão da morte ligado a si já eliminou milhares de vidas angolanas, sem piedades!... Para muitos, a existência desse grupo era mera invenção de papagaios em busca de protagonismo fora ou dentro do MPLA.Mas, a verdade é que o instinto assassino herdado ou adquirido por Dos Santos e os seus comparsas mais directos continua a ser uma praga que nem o máximo dos "curandeiros" africanos consegue curar. E muitos dos homens da chamada nomenclatura do MPLA (leia-se parasitas!) que aplaudiam em silêncio o calvagar desse esquadrão da morte, endividados moralmente com Dos Santos, hoje estão debilitados física e mentalmente. Infelizmente, esse maldito instinto germinou uma geração selvática de assassinos de aluguel... afinal de contas a ousadia de José Eduardo dos Santos continuar impor-nos a cultura da impunidade tem a sua origem : as matas !? Para quem realmente conhece esse instinto fatal nunca deveria acreditar que Isaías Cassule e Alves Kamulingue ainda vivem...Assim aconteceu no 27 de Maio de 1977
e por aí afora...


por: Antonio Xavier de: Benguela,Angola
30.11.2012 14:43
É muito bom sabe,r que há em Angola Deputados que preocupam-se com Direitos Humanos. Espero que a UNITA e o PRS não desistam do caso, porque vois sois os representantes do povo Angolano. E peço a VOA que nos mantenha sempre imformado do caso.


por: rui manuel da costa de: bissau
29.11.2012 09:23
Irmãos Angolanos,

sei que ser activista civico em Angola é perigoso e terrivel devido a brutalidade de força de ordem de eduardodos Santos, mesmo assim não cansam.
dias deste ditador está quase.
viva a liberdade;
viva democracia;
FORÇA DO POVO É INVENCIVEL

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 30 Outubro 2014i
X
30.10.2014 21:02
As principais notícias que marcam a última semana do mês de Outubro, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 30 Outubro 2014

As principais notícias que marcam a última semana do mês de Outubro, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 30 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Mais Vídeos