Links de Acesso

"Angola é governada pelo Ali Babá e os 40 ladrões", afirma líder da UNITA


Abilio Kamalata Numa desafia Eduardo dos Santos
Abilio Kamalata Numa desafia Eduardo dos Santos

“Se não forem cobardes deixem que cada cidadão realize livremente a sua actividade política"

Abílio Kamalata Numa, secretário-geral da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), disse, no Lobito, que o Presidente da Republica de Angola, José Eduardo dos Santos, "é um cobarde que se esconde por detrás da Polícia Nacional e da tropa".

Aquele político, que falava durante um comício por ocasião das festividades dos Acordos de Paz de Bicesse, referiu que "o país é governado por Ali Babá e os Quarenta Ladrões".

Nos termos mais enérgicos e elementares, o general Numa desafiou o Presidente da República e os seus colaboradores mais próximos a demonstrar aos angolanos que são homens de verdade.

Disse a dado passo: “Se forem homens e não cobardes, que se escondem atrás da polícia e da tropa, proclamem a Comissão Nacional Eleitoral Independente com plena competência e que as eleições sejam livres e justas.”

De acordo com Numa,“se não forem cobardes deixem que cada cidadão realize livremente a sua actividade política. Se não forem cobardes,vamos a isso, e veremos quem vai ganhar essas eleições,” disse o general Numa.

Numa assegurou ,ainda, que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) é um partido de grande importância na geografia política do país,mas que se arrisca a desaparecer.

“Não vamos aceitar que o Ali Babá e os Quarenta bandidos estraguem o MPLA,” sublinhou Abílio Kamalata Numa acrescentado que, “o Ali Babá e os Quarenta Ladroes algemaram os militantes do MPLA com a corrupção.”

O general Numa aconselhou o Presidente da República de Angola para que se demita das suas funções e devolva todo dinheiro que ele e a sua família, segundo Kamala Numa, “ têm roubado aos angolanos.”

Para o secretário-geral do maior partido na oposição, José Eduardo dos Santos, antes de concorrer às próximas eleições previstas para 2012, deve provar aos angolanos que não é Ali Babá.

“Numa democracia não é aceite que o senhor presidente José Eduardo dos Santos se candidate a mais um mandato", disse Numa, prosseguindo: "A primeira coisa que ele deve fazer para se candidatar é provar que não foi corrupto e que não responsável pela corrupção.”

Ali Baba é uma personagem fictícia baseada na Arábia pré-islâmica. O conto está descrito nas aventuras de "Ali Baba e os Quarenta Ladrões", que faz parte do "Livro das Mil e Uma Noites ou Noites na Arábia".

Ali Babá é um gatuno que passa a vida a roubar com outros quarenta ladroes. O conto foi adaptado várias vezes para o cinema. A história foi retratada em um filme Tamil de 1955. O conceito de "Ali Baba e os Quarenta Ladrões" também foi utilizado na última série da Disney "Aladdin", lançada em 1996.

XS
SM
MD
LG