sexta-feira, 19 setembro, 2014. 23:52 UTC

Notícias / África

Liderança do ANC vai ser dirimida entre Zuma e Motlanthe

O líder escolhido para chefiar o ANC na conferência da próxima semana é o herdeiro aparente à presidência sul-africana em 2014.

Vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe
Vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe
A principal questão quando o partido no poder na África do Sul, o ANC, se prepara para efectuar uma conferência electiva é: quem será o próximo rei? O líder escolhido para chefiar o Congresso Nacional Africano na conferência da próxima semana é o herdeiro aparente à presidência sul-africana em 2014. Mas existem outros assuntos importantes a debater que determinarão o futuro da África do Sul.

A maior parte da conferência electiva do ANC vai ser à porta fechada, por isso os assuntos mais excitantes não sairão para fora de um grupo de elite de camaradas do partido. A conferência arranca domingo na cidade de Mangaung, também conhecida por Bloemfontein.

Mas saberemos ao menos o resultado de um acontecimento principal: uma luta de pesos pesados entre o presidente Jacob Zuma e o vice-presidente Kgalema Motlanthe para a chefia do ANC.

Motlanthe aceitou finalmente a nomeação na quinta-feira após semanas de indecisão pública.

Ao fazer isso, ele pode ter-se colocado numa posição de ou tudo ou nada: embora a poderosa organização provincial do ANC em Gauteng e a Liga da Juventude do partido o queira como presidente, outros, incluindo a Liga dos Veteranos, eliminaram-no da lista. Poderá terminar a lutar para manter o seu actual posto de vice-presidente da República.

O analista político Adam Habib suspeita que Zuma irá ganhar por KO sobre o professoral Motlanthe.

A porta-voz da Liga da Juventude, Khusela Sangoni-Khawe, disse que o partido tem outros prioridades, nomeadamente o programa de redistribuição de terras e a nacionalização de algumas operações mineiras.

O que quer que aconteça, os acontecimentos irão ocorrer sob a sombra do primeiro presidente sul-africano do ANC, Nelson Mandela, que estabeleceu para o ANC uma marca elevada impossível de ultrapassar. A sua presidência de um mandato é vista como o ouro padrão.

Apesar de se ter retirado da vida pública em 2004 e ter sido recentemente hospitalizado devido a uma infecção pulmonar, Mandela ainda domina os acontecimentos: Literalmente. Esta semana, Zuma descerrou uma estátua do ícone anti-apartheid em Bloemfontein.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 19 Setembro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
19.09.2014 17:49
As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 19 Setembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Aniversário Westgate - Ataque terrorista ainda abala as vítimas

Um ano depois do ataque terrorista ao Centro Comercial Westgate em Nairobi, os sobreviventes continuam abalados com a tragédia. A VOA conta a história das vítimas que ainda questionam: “Como é que isto aconteceu?
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 18 Setembro 2014

Noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Setembro 2014

As imagens de Africa que fazem noticia
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 16 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Prostituição infantil em Nairobi

Na favela de Korogocho, em Nairobi, raparigas com apenas 15 anos de idades dedicam-se à prostituição como meio de ganhar a vida. Elas são o alvo de uma organização não-governamental chamada Iniciativa Miss Koch, que tem realizado o trabalho de resgatar essas menores e com resultados positivos.
Mais Vídeos