quinta-feira, 17 abril, 2014. 03:57 UTC

Notícias / África

Liderança do ANC vai ser dirimida entre Zuma e Motlanthe

O líder escolhido para chefiar o ANC na conferência da próxima semana é o herdeiro aparente à presidência sul-africana em 2014.

Vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe
Vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe
Tamanho das letras - +
A principal questão quando o partido no poder na África do Sul, o ANC, se prepara para efectuar uma conferência electiva é: quem será o próximo rei? O líder escolhido para chefiar o Congresso Nacional Africano na conferência da próxima semana é o herdeiro aparente à presidência sul-africana em 2014. Mas existem outros assuntos importantes a debater que determinarão o futuro da África do Sul.

A maior parte da conferência electiva do ANC vai ser à porta fechada, por isso os assuntos mais excitantes não sairão para fora de um grupo de elite de camaradas do partido. A conferência arranca domingo na cidade de Mangaung, também conhecida por Bloemfontein.

Mas saberemos ao menos o resultado de um acontecimento principal: uma luta de pesos pesados entre o presidente Jacob Zuma e o vice-presidente Kgalema Motlanthe para a chefia do ANC.

Motlanthe aceitou finalmente a nomeação na quinta-feira após semanas de indecisão pública.

Ao fazer isso, ele pode ter-se colocado numa posição de ou tudo ou nada: embora a poderosa organização provincial do ANC em Gauteng e a Liga da Juventude do partido o queira como presidente, outros, incluindo a Liga dos Veteranos, eliminaram-no da lista. Poderá terminar a lutar para manter o seu actual posto de vice-presidente da República.

O analista político Adam Habib suspeita que Zuma irá ganhar por KO sobre o professoral Motlanthe.

A porta-voz da Liga da Juventude, Khusela Sangoni-Khawe, disse que o partido tem outros prioridades, nomeadamente o programa de redistribuição de terras e a nacionalização de algumas operações mineiras.

O que quer que aconteça, os acontecimentos irão ocorrer sob a sombra do primeiro presidente sul-africano do ANC, Nelson Mandela, que estabeleceu para o ANC uma marca elevada impossível de ultrapassar. A sua presidência de um mandato é vista como o ouro padrão.

Apesar de se ter retirado da vida pública em 2004 e ter sido recentemente hospitalizado devido a uma infecção pulmonar, Mandela ainda domina os acontecimentos: Literalmente. Esta semana, Zuma descerrou uma estátua do ícone anti-apartheid em Bloemfontein.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 16 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
16.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos