Links de Acesso

Subida da taxa aduaneira, torna a vida cada vez mais cara em Angola


Kwanzas angolanos
Kwanzas angolanos
Desde o passado dia 1 vigora em Angola uma nova tabela da taxa aduaneira, que, segundo especialistas, irá aumentar os preços dos produtos.

Em entrevista à Voz da América, o economista António Pedro Gomes avisa que a taxa aduaneira acarreta consigo consequências internas e externas que vão elevar ainda mais o custo de vida dos cidadãos angolanos.

Segundo o economista António Pedro Gomes, com a subida da taxa aduaneira em vigor desde 1 de Janeiro deste ano, a vida dos cidadãos angolanos pode ficar mais cara porque aumentam-se os preços dos pequenos elementos de consumo, como pão, arroz, açúcar, e ovos, bem como serviços a começar pelos transportes públicos, entre muitos outros.

“Isso vai encarecer a cadeia dos produtos até ao próprio consumidor, vai acarretar a maior despesa para os importadores e os preços serão mais caros” frisou.

Gomes afirma ainda que outra preocupação está em clientes dos outros país adquirirem produtos produzidos em angola a presos altos.

“Outro grande problema será a exportação, será que os clientes do exterior aceitaram adquirir os bens produzidos a Angola a presos altos” acrescentou.

O economista António Pedro Gomes comentou a subida da taxa aduaneira em vigor desde o passado dia 1.

Recorde-se que o alerta tinha sido dado pelo banco português BPI que admitiu ainda uma carestia de bens importados com efeitos sobre os bens produzidos localmente.

Os economistas do BPI explicam que este aumento pode acontecer por haver um efeito directo associado ao aumento do preço no consumo final de bens importados e por as empresas que dependem de bens e intermediários estrangeiros reagirem a custos de produção mais elevados, aumentando os preços finais para evitar descidas na sua margem de lucro.
XS
SM
MD
LG