Links de Acesso

Alice Machado: "Modiano é um escritor de fácil leitura e que cativa a todos".


Patrick Modiano
Patrick Modiano

Escritora e professora portuguesa é a convidada de Artes & Entretenimento, numa edição especial sobre o Nobel da Literatura de 2014.

A Academia Sueca atribuiu ontem, 9 de Outubro, o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano.

"Pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação (alemã)", destacou a Academia sobre a obra do escritor francês de 69 anos.

Patrick Modiano, nascido a 1945, é para muitos o mais importante escritor francês vivo.Ele tornou tornou-se o 11.º autor nascido em França a receber o Nobel da Literatura e o 15.º de nacionalidade francesa.

Modiano publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968, O Horizonte, No Café da Juventude Perdida, Dora Bruder , Um Circo que Passa e Domingos de Agosto, entre outros.

Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. Com A Rua das Lojas Escuras, em 1978, ele ganhou o Prémio Goncourt.

Modiano, autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.

A escritora e professora portuguesa radicada na França Alice Machado é a convidada da rubrica das sexta-feiras Artes & Entretenimento, da VOA, para nos falar sobre Modiano.

Machado começou por comentar a afirmação do laureado que disse querer saber por que razão o Comité Nobel deu-lhe o prémio.

Acompanhe:

Artes & Entretenimento: Alice Machado - 13:07
please wait

No media source currently available

0:00 0:13:07 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG