quinta-feira, 23 outubro, 2014. 03:02 UTC

Notícias / África

Líder da al-Qaida envolvido na tomada de reféns na Argélia

Mokhtar Belmokhtar era um dos comandantes da AQMI - al-Qaida do Magreb Islâmico - até ao ano passado e é seu projecto levar a jihad para lá dos limites do Sahara

Mokhtar Belmokhtar liderou a AQMI até Dezembro do ano passado e é um experiente operacional da nebulosa terrorista da al-Qaida com passagens no Afeganistão
Mokhtar Belmokhtar liderou a AQMI até Dezembro do ano passado e é um experiente operacional da nebulosa terrorista da al-Qaida com passagens no Afeganistão

Multimédia

Áudio
  • Líder da al-Qaida envolvido na tomada de reféns na Argélia

Anne Look
Um novo grupo afiliado a al-Qaida e que diz chamar-se de “Assinantes pelo Sangue” assaltou uma refinaria de gás da BP, na Argélia, tendo feito dezenas de reféns estrangeiros para além de um número não especificado de argelinos.

O grupo militante afirmou que a sua acção era uma represália contra o governo argelino pelo apoio dado a operação militar francesa contra rebeldes islâmicos no norte do Mali.
 
O líder do grupo “Assinantes pelo Sangue” que assumiu o controlo da refinaria da BP no sul da Argélia na Quarta-feira, faz parte da lista de radicais islâmicos mais procurados na região há vários anos.

Mokhtar Belmokhtar é um antigo comandante da al-Qaida no Magreb Islâmico – AQMI, um grupo activo desde 2007 no norte do Mali altura em que uma equipa de salafistas sedeados na Argélia decidiu oficialmente juntar-se a al-Qaida. Belmokhtar separou-se da AQIM em Dezembro do ano passado com o objectivo de disseminar a jihad para lá da região do Sahara.

Andrew Lebovich um especialista em segurança e residente em Dacar disse haver indicações de que esse novo batalhão de combatentes é o núcleo de homens fiéis a Belmokhtar e sob comando da AQMI – o famoso “Batalhão de Mascarados”. O grupo mantem uma forte ligação com os militantes islâmicos que actualmente combatem contra as forças francesas e malianas nas regiões do norte e centro do Mali.

“Existem provavelmente diferenças pessoais entre alguns desses líderes mas essa fragmentação, essa separação que conduz a criação de grupos parece ser uma forma de gerir essas diferenças, isso enquanto se vão mantendo uniformes as suas acções.”

Belmokhtar está ligado a dezenas de raptos e pedidos de resgates assim como de negociações de reféns na região do Sahel nos últimos 10 anos. É também conhecido sob a alcunha de “Nunca apanhado” ou ainda do “Senhor Marlboro” por causa do seu envolvimento no contrabando de cigarro no Sahel.

Apesar de toda a sua actividade criminal, especialistas em segurança, tais como Andrew Lebovich, afirmam que Belmokhtar é um jihadista endurecido, treinado pela al-Qaida no Afeganistão e altamente envolvido nos grupos de jihadistas argelinos iniciados em 1993.

“Ele é conhecido como um sobrevivente, um negociador e por ser muito astucioso. As pessoas esquecem que ele tem uma excepcional ascendência jihadista. Ele viajou para o Afeganistão quando tinha 17 anos, onde perdeu um dos olhos. Ele lutou no início com a GIA – Grupo Islamico Armado. Foi um dos primeiros a juntar-se a GSPC, foi comandante e talvez ainda da AQIM, isso dependendo de como estão definidas as suas estruturas. Portanto, é um homem que está no activo há mais de 20 anos.”

O grupo “Assinantes de Sangue” disse anteontem a imprensa mauritaniana que a tomada de reféns foi uma resposta a Argélia ter permitido que a França use o seu espaço aéreo para conduzir ataques aéreos no norte do Mali contra grupos de milícias islâmicas.

A França deu início na Sexta-feira passada aos bombardeamentos no Mali ao pedido do governo maliano, depois dos combatentes jihadistas iniciarem o avanço em direcção ao sul.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mãe Trabalhadora - trailler do filmei
X
22.10.2014 18:29
O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos