Links de Acesso

Agricultura de subsistência termina em Malanje


Angola Malanje governador Norberto Fernandes dos Santos
Angola Malanje governador Norberto Fernandes dos Santos

Em Malanje prepara-se novo ano agrícola. Governo quer sair da agricultura de subsistência

O governo de Malanje está a ensaiar na campanha agrícola 2014/2015 um programa de preparação mecanizada de terras dos camponeses organizados em associações e cooperativas para terminar substancialmente com a agricultura de subsistência.

Dez tractores foram adquiridos e na safra abertura nos últimos dias no município de Cangandala, 900 hectares serão preparados pela Empresa Nacional de Mecanização Agrícola – Empresa Pública (MECANAGRO-EP), com subvenção dos combustíveis pelo executivo local.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00
Faça o Download

O governador Norberto Fernandes dos Santos garantiu uma gestão produtiva dos meios vinculados numa primeira fase aos municípios de Malanje, Cangandala e Cacuso.

“Queremos sair da subsistência para que os camponeses possam obter mais produtos e colocar no mercado”, defendeu, justificando “adquirimos cerca de 10 tractores e esses tractores não vamos dar nem as associações de camponeses com se fazia antigamente, nem aos sobas”.

“Com essas máquinas ajudar os camponeses, abrindo campos já com as máquinas e depois vamos dividir esses talhões em famílias”, referiu o governante que anunciou a constituição de equipas de manutenção das máquinas.

O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) recebeu da sua direcção nacional 35 mil toneladas milho, igual quantidade feijão e dez de batata-rena, incluindo 50 charruas de tracção animal, 50 toneladas de fertilizantes simples, sete de compostos e 25 toneladas de ureia.

O governo provincial de Malanje entregou ao IDA algumas quantidades de sementes, de acordo com o chefe de departamento, Isidro Jacinto Manuel.

“Oito toneladas de amendoim, quatro toneladas de feijão-frade, quatro toneladas de feijão Catarina, também recebemos por volta de 1.050 quilos de fungicidas, herbicidas e insecticidas”, confirmou.

XS
SM
MD
LG