quinta-feira, 31 julho, 2014. 23:38 UTC

Notícias / África

Fórum de Davos: Líderes africanos tentam atrair mais investimentos

Zuma: "Muitos líderes africanos tomaram medidas para garantir a estabilidade nos seus países"

Presidente sul-africano, Jacob Zuma, um dos participantes no Fórum Económico Mundial
Presidente sul-africano, Jacob Zuma, um dos participantes no Fórum Económico Mundial
Redacção VOA
As economias de muitos países da África subsaariana têm vindo a crescer apesar da recessão global.

No Fórum Económico Mundial a decorrer em Davos na Suiça, líderes africanos e mundiais estão a debater maneiras de tornar mais atraentes os investimentos no continente.

Falando durante a conferência, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, salientou que durante a crise económica internacional, muitos líderes africanos tomaram medidas para garantir a estabilidade nos seus países: “ Os líderes africanos decidiram colectivamente tomar acções para fazer avançar a África. Lidámos colectivamente com a questão da democracia no continente. Tomamos a decisão de melhorar as nossas infra-estruturas, de aumentar o nosso comércio regional. Estamos a preparar a integração das cinco regiões económicas do continente.”

Outro dos intervenientes neste Fórum de Davos, o presidente nigeriano Goodluck Jonhatan falou por seu turno do caso dos países africanos que dependem grandemente apenas de uma exportação como por exemplo o petróleo para defender a necessidade de diversificação da actividade económica: “ Qualquer país que dependa apenas da venda de uma matéria-prima corre riscos. Por exemplo se algo afecta a exploração petrolífera isso afecta-nos na Nigéria. E é por isso que estamos a olhar para áreas diferentes.”

A África é o segundo continente mais populoso com cerca de mil milhões de pessoas. No seu subsolo jazem riquezas imensas tais como petróleo, gás natural, carvão, ouro, bauxite, platina e diamantes.

Aproveitando o Fórum Económico Mundial de Davos, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, argumentou que o desenvolvimento do continente está a ser contido por infra estruturas que não são adequadas.

De acordo com as Nações Unidas, no Congo, um país com a área da europa Ocidental, apenas mil e 200 quilómetros de estradas se encontram pavimentadas.

Na Etiópia, os agricultores conseguem boas colheitas quando chove o suficiente mas passam fome em tempo de seca visto que o país não dispõe de sistemas de irrigação.
Mesmo a África do Sul, o motor económico do continente, luta com grandes dificuldades para garantir água potável e electricidade aos seus 52 milhões de habitantes.

Tudo isso impede a África de conseguir tornar em realidade o seu potencial, afirmou Jacob Zuma. Nessa perspectiva a África do Sul deu início a um ambicioso programa de recuperação das infra estruturas nacionais durante os próximos 15 anos.

Mas, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, não representará apenas o seu país no Fórum Económico Mundial a decorrer em Davos na Suíça. De facto, ele foi nomeado pela União Africana para representar toda a África no esforço do continente para obter o apoio dos países mais ricos para melhorar as suas infra-estruturas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ivan Collinson - Participante Yalii
X
31.07.2014 20:06
Ivan Collinson - Participante Yali. Veio de Moçambique e é director adjunto do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Ivan sente-se mais africano depois de participar na Iniciativa Jovens Líderes Africanos nos EUA
Vídeo

Vídeo Ivan Collinson - Participante Yali

Ivan Collinson - Participante Yali. Veio de Moçambique e é director adjunto do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Ivan sente-se mais africano depois de participar na Iniciativa Jovens Líderes Africanos nos EUA
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 31 Julho 2014

Câmara dos Representantes indicia processo contra Presidente Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 31Julho 2014

Da propagação do vírus do ébola, aos ataques do Boko Haram. Os títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Cadija Mané - Participante Yali

Cadija Mané - Participante Yali. Veio da Guiné-Bissau, onde trabalha como coordenadora da Casa dos Direitos. Regressa para a Guiné com mais determinação e força de vontade para mudar as coisas
Vídeo

Vídeo Vilma Nhambi - Participante Yali

Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Selma Neves - Participante Yali

Selma Neves - Participante Yali, veio de Cabo Verde. É Presidente da Incubadora, uma cooperativa de empoderamento de mulheres e fica por mais dois meses para um estágio em Nova Iorque
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 29 Julho 2014

Os principais assuntos que fazem a actualidade dos Estados Unidos da América, com Bruna Ladeira
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida são os números
Mais Vídeos