Links de Acesso

Angolano na Roménia relata experência de estudar no exterior sem receber subsídios há quase cinco meses


Desidério Nungulo
Desidério Nungulo

Desidério Nungulo, de 24 anos, está no primeiro ano de Engenharia Mecânica na Universidade Politécnica de Bucareste, Roménia. Ele é bolseiro do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, INAGBE.

Nungulo contou que começou a estudar o romeno quando chegou em Bucareste e disse que é uma língua difícil. “A adaptaçao está a ser boa, mas não muito fácil”.

Além do desafio de aprender Engenharia Mecânica em romeno, ele sofre com a falta do repasse de subsídios pelo INAGBE.

Segundo Nungulo, esta realidade já dura quase cinco meses. E o pior é que os familiares não podem ajudar, pois não há meios para eles enviarem dinheiro de Angola para a Roménia.

O ano letivo naquele país começou em Outubro, e Nungulo disse que ainda não teve condições para comprar todos os materiais necessários de que precisa para o curso de Engenharia Mecânica.

A esperança dele, bem como de muitos outros bolseiros angolanos que estão no exterior, é que essa situação se resolva o mais rápido possível "porque não é saudável para os quadros do país passar por essa situação".

"Passamos dificuldades serias, mas não passamos fome".

Sobre a assitência prestada pela embaixada angolana, Nungulo elogiou o trabalho do embaixador na Roménia José João Manuel. Disse que ele tem dado apoio moral e financeiro, além de informações sobre os subsídios.

Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Desidério Nungulo
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:00 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG