Links de Acesso

UNITA poderá levar Luanda e Cacuaco a tribunal


Demolições são "inaceitáveis" e "terrorismo estatal"", diz deputada

O Grupo parlamentar da UNITA diz que vai levar a Administração de Cacuaco e o Governo de Luanda a tribunal devido às demolições efectuadas no bairro Mayombe no inicio de Fevereiro.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download


Perto de 100 famílias viram suas casas demolidas, numa operação que envolveu forte aparato policial incluindo helicópteros. Na sequência destas demolições, duas crianças perderam a vida ao caírem, numa vala de drenagem e uma cidadã de nome Teresa Paulino acabou por dar a luz a um bebé entre os escombros.

O grupo parlamentar da UNITA promete formalizar uma queixa junto da provedoria de justiça e da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Nacional.

“O grupo parlamentar da UNITA vai chamar a Administração de Cacuaco e o Governo de Luanda e fazer queixa junto a Provedoria de Justiça e da décima Comissão da Assembleia Nacional porque estas situações são inaceitáveis,” disse Mihaela Webba que chamou o acto da administração de Cacuaco de terrorismo.

“Foi um acto de terrorismo de estado claramente com intenção, porque o terreno onde estavam as pessoas não vai servir para fins públicos mas sim privados,” acrescentou.

A jurista apelou ao executivo a primar pelo respeito as leis vigentes no país.
“ Que o poder executivo respeite a vida e a privacidade dos cidadãos e sobretudo o direito a habitação,” disse ela.

“Primeiro construir depois partir o que não está bem,” acrescentou.
Tentativas de ouvirmos a Administração Municipal de Cacuaco resultaram em fracasso.
XS
SM
MD
LG