Links de Acesso

Governo americano reafirma apoio no combate da malária em Moçambique


EUA ajudam Moçambique no combate da malária
EUA ajudam Moçambique no combate da malária

Chefe de Programa americano de combate da malária visitou o centro moçambicano de luta contra a malária em Manhiça

O governo norte-americano está comprometido em continuar com o seu apoio financeiro para as acções de luta contra a malária em Moçambique, garantiu o Contra-almirante Timothy Ziemer, Coordenador Geral para a Iniciativa do Presidente do Estados Unidos da América Contra a Malária.

Esta garantia foi deixada no decurso de uma visita que Timothy Ziemer realizou ao Centro de Investigação Contra a Malária, localizado no distrito da Manhiça, 70 quilómetros da cidade do Maputo.

Desde 2007 o governo norte-americano já canalizou a Moçambique 184 milhões de dólares em assistência para os esforços de controlo da malária, cujo objectivo final é reduzir a mortalidade materno-infantil, até a metade dos índices actuais.

De entre as acções financiadas está o desenvolvimento de uma vacina, que segundo as autoridades de pesquisa, a mesma estará pronta para avaliação da eficácia, até finais do próximo ano.

Apesar dos avanços registados nos últimos anos ao nível da terapéutica, malária é, a par do SIDA, uma das maiores causas de internamento e mortes intra-hospitalares de mulheres e crianças em Moçambique.
XS
SM
MD
LG