Links de Acesso

Governo decreta alerta vermelho no centro e sul de Moçambique


Wasu daga cikin Membobin Muryar Talaka na Jihar Kano Suke gabatar da shawarwari da bayanai Kan Dandalin VOA.
Wasu daga cikin Membobin Muryar Talaka na Jihar Kano Suke gabatar da shawarwari da bayanai Kan Dandalin VOA.

Inundações nos ditritos de Chibuto, Chókwè, Guijá e Xai-Xai já desajolaram mais de 100 mil pessoas, e as ajudas vão chegando pouco a pouco

Mais de 100 mil pessoas foram desalojadas pelas inundações na província de Gaza ao sul de Moçambique. De acordo com relatos de jornalistas que estão a cobrir as operações de resgates nas regiões afectadas, o quadro é desolador apesar das ajudas do governo que começam a chegar.

Os distritos de Chókwè e Guijá somam mais de 95 mil pessoas afectadas pelas cheias. Em Chibuto mais de 20 mil pessoas encontram-se igualmente desalojadas. Não nos foi possível estabelecer o número de pessoas em mesma situação em Xai-Xai.

O governo moçambicano através do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades criou centros de acolhimento para os sinistrados, onde tem assegurado a distribuição de alimentação e outros meios de alojamentos.

Em Xai-Xai, um outro distrito da província de Gaza, a baixa de Chicumbane já está submersa pela água e segundo fontes no local a população já começa a partir em busca de refúgios em locais mais seguros.

O jornalista José Chissano, do Jornal Notícias que se encontra na região descreveu a situação em Chaquilane, onde 70 mil pessoas já foram acolhidas pelas autoridades.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download

Em Chibuto são mais de 20 mil pessoas afectadas pelas cheias. O jornalista John Chegueda da Radio de Moçambique que consideração a situação de crítica por causa do caudal e da corrente das cheia. Segundo ainda Chegueda, toda a baixa da cidade ficou inundada e as cheias cortaram as vias de acesso Chibuto-Chissano, Chibuto Guijá.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:46 0:00
Faça o Download

O governo de Moçambique decretou o alerta vermelho nas regiões centro e sul do país por causa de inundações provocadas pelas fortes chuvas que provocaram a subida do caudal do rio Limpopo.
XS
SM
MD
LG