Links de Acesso

Economia chinesa precisa de reformas, dizem especialistas


Керч зустрічає державне свято Росії із самоваром та балалайкою.
Керч зустрічає державне свято Росії із самоваром та балалайкою.

Mais enfâse na economia privada, mais consumo interno e reformas do sistema financeiro são essenciais

Estatísticas divulgadas pelo governo chinês indicam que a economia do país, a segunda maior do mundo, parece estar a recuperar de quase dois anos de crescimento mais lento. Alguns estão optimistas de que os números indicam que a economia chinesa vai continuar a ter um crescimento estável no próximo anos mas outros manifestam preocupação sobre as fraquezas económicas internas e externas.


please wait

No media source currently available

0:00 0:04:52 0:00
Faça o Download


Entidades oficiais chinesas disseram que a economia cresceu 7,8% em 2012. Isso era mais ou menos o que o governo tinha projectado mas é ainda o crescimento mais lento da economia chinesa desde 1999.

Shaun Rein, director executivo da companhia China Market Research Group, um companhia que investiga o mercado e economia chineses, disse que um crescimento mais lento é na verdade algo de bom para a China. Rein diz que nos últimos 10 anos a China tem dependendo demasiado em investimentos em infra estruturas e exportações do sector de manufacturação.

O que é preciso é criar mais consumo e portanto é preciso que o governo dê luz verde a projectos empresariais mais saudáveis, em vez de aprovar tudo com o objectivo de ter crescimento do PIB,” disse .

“Isto porque o resultado tem sido demasiada poluição e investimentos que na verdade são ineficientes,” acrescentou.

Guiar a economia para um crescimento económico mais saudável é um dos principais desafios para os novos líderes da China, incluindo o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Kepiang.

Entidades oficiais chinesas e economistas há muito que falam da necessidade da China aumentar o consumo doméstico ou o papel que o consumidor joga no crescimento global do país.

As vendas a retalho, o principal indicador dos gastos do consumidor na China, subiram mais de 14% o ano passado. O governo está também a fazer esforços par aumentar o investimento privado.

Falando à televisão oficial chinesa Sheng Xinli, vice director do comité económico do partido Comunista, mostrou-se optimista sobre a economia, afirmando que os gastos do consumidor já estão a aumentar e o nível da economia e investimentos privados registaram uma melhoria notável. Zheng disse que tudo isto indica que o impacto do crescimento doméstico na economia está a fortalecer-se.

Para aumentar o consumo doméstico ainda mais os economistas notam frequentemente a necessidade de se permitir às empresas privadas de jogarem um maior papel na economia da China. A China deu grandes impulsos na privatização nos anos de 1990 mas quando a crise financeira atingiu o país em 2008 o estímulo económico do governo pôs grandes enfâse nas companhias estatais, disse o analista Rein.

“Há por isso um desequilíbrio nos últimos quatro anos quando companhias estatais constituíram uma demasiada parte do crescimento económico e do mercado de trabalho dentro da China,” disse.

“Portanto o que se precisa é uma volta para os sectores privados, especificamente mas as empresais médias,”acrescentou.

Hu Xingdu, professor de economia no Instituto de Tecnologia de Pequim disse que a reforma financeira é uma questão chave que os dirigentes da China têm que resolver para normalizar a economia. Parte desse processo é assegurar que as companhias privadas vão ter acesso a fundos para fazer crescer as suas empresas.


Hu diz que os monopólios estatais sufocaram gravemente a economia chinesa especialmente a economia privada. O analista chinês disse que o controlo estatal das empresas financeiras levou a uma situação onde todos os fundos vão para empresas estatais e as pequenas e médias empresas têm grandes dificuldades em obter empréstimos e financiamento.

Para fazer face a isto o governo chinês aprovou várias chamadas zonas piloto onde as empresas privadas têm acesso a fundos alternativos.

Hu disse que embora essas reformas possam ajudar não serão suficientes.
Hu disse ser possível que nessas zonas piloto haverá uma maior multiplicidade no sistema bancário e que todo o tipo de bancos serão ali estabelecidos ajudando a resolver a situação. Mas, disse ele, é pouco provável que isso acabe com o controlo que os monopólios estatais têm sobre a economia.

Economistas dizem que é importante que o sector financeiro seja reformado porque isso ajudará a China a fortalecer o desenvolvimento da economia real.

Quanto menos a China depender de exportações e investimentos de infra estruturas para o crescimento, mais força terá para fazer face a crises financeiras à escala global.
XS
SM
MD
LG