Links de Acesso

Clinton volta a assumir responsabilidade por ataque às instalações diplomáticas em Bengazi


Clinton depondo co Congresso sobre ataque em Bengazi
Clinton depondo co Congresso sobre ataque em Bengazi

A secretária de estado norte-americana voltou a assumir responsabilidade pelo ataque a 11 de Setembro do ano passado às instalações diplomáticas americanas em Bengazi, em que morreu o embaixador e 3 outros americanos.

A secretária de estado norte-americana Hillary Clinton diz que o ataque de Setembro passado à missão dos estados Unidos na cidade líbia de Bengazi é parte de um desafio estratégico mais alargado para os Estados Unidos e os seus aliados africanos na luta contra o terrorismo.

“As revoluções árabes alteraram a dinâmica do poder e devastaram as forças de segurança por toda a região – disse Clinton acrescentando – “a instabilidade no Mali criou um local seguro para terroristas que procura, alargar a sua influência e planeiam novos ataques do tipo do que vimos na Argélia na semana passada.”

Clinton afirmou que a administração Obama continua em contacto estreito com as autoridades argelinas sobre a tomada de reféns, registada na semana passada, numa exploração de gás natural perto da fronteira com a Líbia e que oferece as suas sentidas condolências às famílias dos que morreram ou ficaram feridos.

Sobre a resposta do departamento de estado à violência em Bengazi, Clinton reafirmou que assumia responsabilidade pelo que sucedeu e que aceitou todas as recomendações feitas pela equipa que investigou o ataque.

Clinton disse ainda que os Estados Unidos vão continuar a dar cacha aos terroristas responsável pelos ataques em Bengazi e estão determinados a leva-los perante a justiça.
XS
SM
MD
LG