Links de Acesso

Angola: Primeiro bebé de 2013 nasceu em Malanje


Malanje
Malanje

Menina nasceu às zero horas com mais de três quilos e recebeu oferta da vice-governadora para a esfera social

O primeiro bébé angolano de 2013 nasceu em Malanje precisamente às zero horas do dia 1 de Janeiro.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:12 0:00
Faça o Download

O bébe, do sexo feminino, nasceu com três quilos e 350 gramas, filha de Evelina Esperança Major, com apenas 16 anos de idade.

A mãe beneficiou de um enxoval oferta da vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van–Dúnem.

Durante a madrugada do primeiro dia do ano mais de 30 pessoas com patologias diversas foram atendidas no banco de urgências de cirurgia e ortopedia do Hospital Geral de Malanje.

Os ferimentos, segundo a chefe de turno naquela noite, Adelaide Jorge, foram provocados por acidentes de viação, armas brancas e violência doméstica.

“Depois do fogo de artificio começou agitar o banco de urgências, tivemos 37 casos,”, confirmou, acrescentando que “a maioria dos casos foi de espancamentos, brigas nas festas e também nos lares”.

No banco de urgência de medicina cerca de 30 consultas ambulatórias e o internamento de 11 pacientes dominaram o movimento da transição, de acordo o responsável da respectiva secção, João Luís Quitubico.

Vice comandante da polícia de Malanje, sub comissário Pedro Quiambi
Vice comandante da polícia de Malanje, sub comissário Pedro Quiambi
O segundo comandante provincial da Polícia Nacional, subcomissário Pedro Quiambi considerou que esta quadra festiva foi a mais sossegada dos últimos anos.
Quiambi disse que isto se deve às “acções de prevenção criminal e mesmo rodoviária”.

“A polícia esteve engajada na sensibilização das populações no que tange à cultura de boa vizinhança, camaradagem de forma a evitar que haja agressões físicas no seio do convívio familiar e dos vizinhos”, disse o oficial general da Polícia Nacional.

Governador de Malanje Norberto dos Santos
Governador de Malanje Norberto dos Santos
O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos no tradicional discurso na cerimónia de cumprimentos de fim de ano 2012, prometeu mudar a imagem desta cidade para dignificar o seu posicionamento e dar conforto aos munícipes e visitantes.

“Através de programas de paisagismo, jardinagem, plantação de árvores, reabilitação ou construção de lancis, parques, rotundas, etc. de modo a ser-lhe retribuída a dignidade que lhe é devida como capital da província”, prometeu.
XS
SM
MD
LG