Links de Acesso

Moçambique: Falta de gasolina paralisa Nampula


 Rua de Nampula, Moçambique
Rua de Nampula, Moçambique

A situação está a ser provocada pela demora na chegada de um petroleiro ao porto de Nacala.

A província moçambicana de Nampula está a ser afectada pela escassez no fornecimento de combustíveis principalmente da gasolina.

Em todas as bombas de venda a retalho daquele produto petrolífero, podem ler-se cartazes, com letras bem visíveis: “ Gasolina Esgotada”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00
Faça o Download

Segundo soube a VOA, o facto tem a ver com a escassez daquele produto ao nível das bombas centrais das duas empresas fornecedoras de combustíveis na região, nomeadamente a BP e a Petromoc em Nacala-Porto.

O porta-voz da direcção provincial dos recursos minerais e energia de Nampula, Fila Lázaro, falando em exclusivo à VOA, disse que esta situação está a ser provocada pela demora da chegada do petroleiro ao porto de Nacala, o que obriga a que o fornecimento do produto seja feito pura e exclusivamente pela Petromoc através do porto da Beira.

Contudo, a fonte garantiu-nos que a embarcação só deverá chegar a Nacala neste final de semana.

Porém a fonte diz que o que se vive em Nampula “não é necessariamente escassez” justificando que “a falta daquele produto petrolífero nas gasolineiras deve-se à maior procura”, isto devido às festividades do fim-de-ano.

Enquanto o problema continuar, na província Nampula a aquisição da gasolina só é possível no mercado paralelo, a preços que variam entre 100 a 150 meticais o litro, contra os 46 meticais das gasolineiras.
XS
SM
MD
LG