Links de Acesso

Brasil: Jogo contra a pobreza quer angariar um milhão de dólares


O Jogo Contra a Pobreza foi idealizado por Ronaldo e Zidane para consciencializar as pessoas para o problema da fome.

Jogadores, técnicos e trio de arbitragem já estão confirmados para a 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, promovido pela ONU e parceiros, esta semana, no Brasil.

O duelo é encabeçado por duas lendas do futebol e embaixadores da Boa Vontade das Nações Unidas. O desafio da 10ª edição, no Brasil, é alcançar a marca de 1 milhão de dólares em receitas no evento deste ano. “Podemos vencer a pobreza, podemos eliminar a pobreza mundo afora”. A declaração é do ídolo do futebol brasileiro Ronaldo que, junto com o adversário de campo, o francês Zinedine Zidane, comanda no Brasil nesta quarta-feira, 19, a décima edição do Jogo Contra a Pobreza.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:57 0:00
Faça o Download

A partida é uma realização da ONU em parceria com a 9ine, empresa de Ronaldo, e o Grupo brasileiro RBS. O Jogo Contra a Pobreza foi idealizado por Ronaldo e Zidani, há dez anos, para arrecadar fundos e conscientizar as pessoas de que a solução para o problema da fome está ao alcance de todos.

A Partida já ocorreu na Suíça, Espanha, Alemanha, França, Marrocos, Portugal e Grécia. Agora, pela primeira vez, será realizada na América do Sul com o desafio de arrecadar, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, US$ 1 milhão.

Nas nove edições anteriores, o dinheiro arrecadado foi usado para apoiar projetos específicos em diferentes países que enfrentam desafios difíceis. Nesse décimo jogo, a renda será revertida para programas beneficentes das Nações Unidas no Brasil e na África.

Aqui no Brasil, ao todo, mais de 40 estrelas, como Romário, Neymar, Deco, Christian Vieri, Sorí estarão à disposição para a partida. Ronaldo garante que quem comprou a entrada vai viver um momento especial, vendo um jogo de verdade. “Eu e Zidane disputamos cada bola como se fosse a última. Não vai ser aquele jogo típico de festa de fim de ano,” afirma.

Perguntado sobre como deve ser a recepção entre os brasileiros do jogador que sempre foi uma pedra no sapato da Seleção Brasileira, Ronaldo garante que os torcedores sabem que agora a causa é maior.

“Eu tenho certeza de que a recepção a Zidane vai ser maravilhosa. Independente do que ele já fez a gente sofrer, a causa é linda demais para ele ser maltratado aqui pelo povo brasileiro, que sabe receber como ninguém.”

“Além do mais, é uma cara que todo mundo admirou muito, um cara que jogou muita bola. Mesmo tendo sido um carrasco do time brasileiro, é um cara que todos nós sabemos admirar.”

O coordenador de comunicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Daniel de Castro, também avalia que o jogo no Brasil vai ter um sabor especial. “Além de ser aniversário de 10 anos da iniciativa, ele acontece no Brasil em um momento interessante de pontapé inicial no país para grandes eventos esportivos,” afirma. “A expectativa é reunir um público considerável em Porto Alegre. Os ingressos já estão esgotados, restam apenas poucos camarotes. É um sinal importante que do engajamento dos brasileiros com a causa da redução da pobreza. Mas, também uma sinalização de que os estádios podem ficar lotados e contar com o apoio do povo brasileiro para esses eventos que vem por aí.”

A renda da edição 2012 do Jogo Contra Pobreza só deve ser oficialmente divulgada no ano que vem. Também só deve sair em 2013 o detalhamento dos programas da ONU que vão receber a verba.

Aqui no Brasil, quem quiser ajudar o Jogo Contra a Pobreza, mesmo sem ter comprado ingressos para a partida, pode fazer a doação por meio de uma conta bancária, no Banco do Brasil. Os dados da conta, que será monitorada pelo PNUD, estão na página do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no endereço: pnud.org.br.
XS
SM
MD
LG