Links de Acesso

Síria: Governo russo reconhece que Bashar al-Assad está a perder controlo do país


Efeitos da explosão de um carro armadilhado na cidade de Qatana nos subúrbios de Damasco
Efeitos da explosão de um carro armadilhado na cidade de Qatana nos subúrbios de Damasco

Capital Damasco tornou-se no palco de uma guerra de baixa intensidade com ataques diários dos rebeldes que se galvanizam através dos apoios e reconhecimentos internacionais

A Rússia, o principal aliado da Síria reconheceu que o regime de Bashar al-Assad está a perder o controlo do país. Este anúncio do vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Mikhail Bogdanov acontece numa altura em que aumentam os ataques dos rebeldes a capital Damasco.

Além dos ataques de ontem, em que o ministro do interior acabou ferido num deles, hoje os rebeldes voltaram a atacar com uma série de explosões de carros armadilhados.

Os atentados hoje nos subúrbios de Damasco terão provocado a morte de cerca de uma trintena de pessoas. As agências de notícias ocidentais reportaram, pelo menos, uma série de explosões de bomba nas periferias da capital.

A mais recente delas, teve lugar na localidade de Jdeidet Artouz a sudoeste de Damasco. Oito civis, na sua maioria mulheres e crianças morreram em consequência da explosão de uma viatura armadilha, reportava a televisão estatal síria, citada pela France Press. O observatório Sírio dos Direitos Humanos, por sua vez dava conta que 4 civis morreram nessa explosão.

Horas antes, um outro ataque e também, através de viatura armadilhada na cidade de Qatana, vitimou 18 pessoas entre elas 7 crianças. A agência oficial síria – SANA – tinha atribuído o ataque aos terroristas, o termo usado pelo governo para designar os rebeldes.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou desta que feita que a explosão visou um complexo de residências onde vivem alguns militares e suas famílias. Qatana é ainda uma cidade controlada pelo exército sírio, e composta na sua maioria por sunitas e também cristãos.

As áreas periféricas de Damasco encontram-se já há algum tempo sob intensos combates com o governo de Bashar al-Assad a tentar assegurar pelo menos o controlo de um perímetro de 8 quilómetros em torno da capital.

Ontem, Damasco e os seus bairros periféricos foram sacudidos por uma série de atentados que saldaram em 13 mortos. Uma das explosões visou o ministro interior, Mohammad Ibrahim al-Chaar que acabou ileso com alguns ferimentos ligeiros no ombro. Ele foi ferido pelo desabamento do tecto do seu escritório, alvo do ataque.

Hoje, a Rússia enquanto principal aliado do regime sírio reconheceu que o governo de Bashar al-Assad estava a perder cada vez mais o controlo do país. O vice-ministro russo dos negócios estrangeiros, Mikhail Bogdanov estimava que não era de excluir uma vitória da oposição. Bogdanov que era citado pela agência Itar-Tass, sublinhou que era preciso ver em frente, que o regime e o governo sírios estavam a perder o controlo do país.
XS
SM
MD
LG