Links de Acesso

Zimbabué: ZANU-PF prepara-se para eleições


A ZANU-PF, está a realizar a sua conferência anual tendo no horizonte as eleições do próximo ano

O partido do presidente zimbabueano, Robert Mugabe, a ZANU-PF, está a realizar a sua conferência anual tendo no horizonte as eleições do próximo ano, altura em que termina o mandato da frágil coligação que governa o país há 3 anos.

No local onde decorre a conferência, uma canção apela a todos os apoiantes do presidente Mugabe que se levantem para poderem ser contados. A mensagem é repetida incessantemente em Gweru onde o partido de Mugabe, a ZANU-PF está a realizar esta semana a sua conferência.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00
Faça o Download

De acordo como o porta-voz do partido, Rugare Gumbo, a conferência de Gweru a 300 km a sudoeste de Harare, reveste-se de particular importância: “ Esta conferência é fundamental porque vamos para uma eleição harmonizada no princípio do ano e temos que preparar o partido para uma vitória folgada. Temos que apresentar um programa que responda às preocupações do povo”.

Segundo Gumbo, Mugabe, de 88 anos de idade, deverá ser o candidato nas presidenciais que deverão realizar-se em Junho de 2013.

Em 2008 Mugabe reivindicou vitória, mas, os líderes regionais não aceitaram os resultados por causa da violência contra os apoiantes do partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, o MDC. Desde então os dois líderes formaram um governo de partilha do poder.

Agora os dois partidos estão a confrontar-se devido a desacordos sobre o conteúdo da nova constituição. Uma nova constituição é uma das condições impostas pelos líderes regionais para poderem considerar que o Zimbabué teve eleições livres e justas.

Tsvangirai disse entretanto que o seu partido já começou a preparar-se para as eleições do ano que vem e que está a elaborar um programa para a sua campanha eleitoral.

Contudo para a ZANU-PF, perder as eleições do ano que vem está fora de questão. Para além disso, pretende recuperar a maioria parlamentar perdida em 2008. Para o porta-voz Rugare Gumbo, o partido está bem encaminhado:
“Estamos bastante confiantes. O partido está a funcionar plenamente e é muito forte. Falta apenas acertar alguns pormenores”.

Resta saber porém, concluem vários analistas, se estas eleições decorrerão pacificamente ou se degenerarão em violência tal como em 2008.
XS
SM
MD
LG