Links de Acesso

Nampula: Faltam equipamentos especializados para extração de areia de construção


 Nampula
Nampula

Há registo de vários incidentes, entre ferimentos e mortes resultantes do desabamento da terra

A falta de equipamentos especializados para extracção de areia de construção, na província de Nampula coloca em estado de vulnerabilidade aos praticantes desta actividade.

É que em Nampula, há ausência de empresas especializadas para o exercício dessa actividade de forma pública. As que existem extraem a areia para o uso individual, mas em contra partida, a demanda de procura cria condições para que jovens desempregados se associem para dedicar-se a actividade de forma ilegal sem no entanto observarem as regras de segurança.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:39 0:00
Faça o Download

Como consequência, há registo de vários incidentes, entre ferimentos e mortes resultantes do desabamento da terra nos locais de extraída da areia.

Nesta segunda-feira, um indivíduo que se dedicava àquela actividade ilegal perdeu a vida soterrado.

A incidente acorreu quando uma parte da terra desabou sobre a vítima, tendo depois cobrindo todo o corpo, disse a polícia de Nampula. Apercebendo-se do sucedido, os colegas da vítima trataram de comunicar ao corpo de salvação pública que se fez presente, uma hora e meia depois.

Segundo Inácio João Dina, antes da chegada dos bombeiros, os residente de Cossore, localidade onde ocorreu o incidente na companhia dos colegas da vitima, fizeram de tudo para salvar a vida do jovem, mas porque a situação estava complicada não foi possível.

A polícia diz que este é o segundo caso reportado em que a terra desaba em plana actividade de extracção de areia de construção. No primeiro caso, segundo ela, não houve vítimas humanas.

Para além deste caso, segundo polícia de Nampula, um outro indivíduo de 48 anos residente no populoso bairro de Napipine decidiu dar destino a sua própria vida, colocando-se num poço.

A polícia não avançou os motivos que fizeram com que, tal acção ocorresse. A polícia sabe apenas explicar que na hora do incidente o indivíduo encontrava-se a acartar água.
XS
SM
MD
LG