Links de Acesso

PAIGC regressa ao parlamento e preenche as vacaturas da mesa da Assembleia


Carlos Gomes Júnior líder do PAIGC continua exilado em Lisboa onde se tem assumido como crítico ao actual governo
Carlos Gomes Júnior líder do PAIGC continua exilado em Lisboa onde se tem assumido como crítico ao actual governo

Líder parlamentar diz que estão também em curso negociações para o partido integrar o governo de transição

O Partido Africano para Independencia da Guiné e Cabo-Verde - PAIGC - através da sua maioria parlamentar elegeu os membros que deverão preencher as vacaturas ao nível da mesa da Assembleia Nacional Popular guineense.

O também partido maioritário cedeu a presidência do parlamento ao Partido da Renovação Social - PRS - e apontou para as restantes posições de vice-presidentes e secretários de mesa 4 dos seus membros.

O líder parlamentar do PAIGC, Rui Biam de Sousa disse a Voz da América que a posição do seu partido no actual contexto de crise política está evoluindo, e que a medida agora assumida reflecte um compromisso pela salvaguarda da democracia.

"Nós mais uma vez para salvar a democracia na Guiné-Bissau, dissemos que não obstante de assistirnos o direito de quem vai ser o presidente da Assembleia Nacional Popular nós abdicamos em nome da democracia, em nome de superiores interesses da Guiné-Bissau. Porque defendemos sempre e sempre estão a cima de tudo os superiores interesses da Guiné-Bissau..."

Questionado se o PAIGC vai igualmente exigir a sua inclusão e liderança do governo de transição, Rui Biam de Sousa disse que acham que a viabilização do processo de transição deve ser inclusivo.

"Nesse processo de transição todos têm a sua palavra, para que de facto possamos limar as arestas provavelmente existentes, desbravar o caminho p'ra irmos para as eleições e que sair das eleições vencedor, governar esse paísem total tranquilidade."

O líder parlamentar do PAIGC não confirmou se o seu partido está a exigir ou não a liderança do governo de transição no quadro de um governo inclusivo. Também disse não haver um timing definido para as negociações actualmente em curso.
XS
SM
MD
LG