Links de Acesso

ANGOLA FALA SÓ - David Mendes: Silêncio do Presidente da República na Assembleia Nacional foi "lamentável"


O advogado e presidente do Partido Popular, David Mendes, considerou "lamentável" o silêncio do Presidente da República na sessão inaugural da nova Assembleia Nacional.

"O Presidente José Eduardo dos Santos jurou na sua tomada de posse cumprir a Constituição e não devia, dias depois, violá-la", disse respondendo a perguntas dos ouvintes da Voz da América, no programa Angola Fala Só.

Lembrando que o discurso do Presidente é uma exigência constitucional, aquele dirigente disse que "iniciamos mal este período político".

Referindo-se aos resultados eleitorais, David Mendes disse que "a vontade do povo foi adulterada" e acusou o governo de cometer um "gesto de corrupção" quando, dias antes das eleições, ofereceu novos carros topo de gama " que custam 200 mil dólares" aos juízes do Tribunal Constitucional.

As eleições de 31 de Agosto foram "a maior fraude que jamais vivemos", mas os juízes do Tribunal Constitucional emitiram sobre elas "acordãos que não foram de consciência, mas para satisfazer certos sectores" do MPLA.

"Enquanto os tribunais não forem independentes, não há democracia", disse David Mendes esclarecendo que o seu Partido Popular foi impedido de se inscrever para as eleições, deliberadamente, por pessoas que o temiam.

Relatou que se encontrava com o Presidente do Bloco Democrático, Justino Pinto de Andrade, a aguardar a decisão judicial sobre o PP, quando recebeu uma mensagem de SMS dizendo: "Lamentamos mas vocês não vão passar". Escusou-se, para "defender essa pessoa", a identificar o autor da mensagem.

Assegura, todavia, que o Partido Popular não desiste e já está a preparar uma estratégia para as eleições autárquicas.

Prometeu, apesar das dificuldades, continuar a lutar nos tribunais contra as demolições no Lubango e pelo esclarecimento do desaparecimento de Alves Kamulingue e Isaías Kassule.

Considera, ainda, que a intervenção dos tribunais na FNLA, a favor de Lucas N'Gonda, teve o objectivo de "acabar com uma corrente" daquele partido.

Clique no link abaixo para ouvir na íntegra o programa com David Mendes.
19 Out 2012 - Angola Fala Só - David Mendes: Silêncio do Presidente na Assembleia foi "lamentável".
please wait

No media source currently available

0:00 1:00:00 0:00
Faça o Download

Clique aqui para ouvir todos os programas anteriores Angola Fala Só:

http://www.voaportugues.com/content/article/1529869.html
XS
SM
MD
LG