Links de Acesso

Infância de Obama Tema de Filme na Indonésia


Estreou em Jacarta, um novo filme intitulado “ O Pequeno Obama”, contando a história da época que o presidente Barack Obama viveu na Indonésia enquanto rapaz, antes de se imaginar que viria a ser o líder que é hoje.

Por ocasião da estreia do filme “Pequeno Obama”, em Jacarta, crianças da mesma escola que o presidente Obama frequentou quando viveu na Indonésia em criança, cantaram e dançaram por ocasião do evento.

Mas, o principal acontecimento foi a apresentação do filme acerca do jovem Barry Obama, como era então conhecido quando vivia em Jacarta, no início dos anos 70. Do seu padrasto indonésio, o jovem Barry aprendeu a lutar quando a isso era obrigado. Da sua mãe, aprendeu a perdoar. Neste filme há acção e um toque de romance.

O realizador do filme, Damien Dematra, afirma que o filme “O Pequeno Obama” se baseia em factos da vida real com uma mensagem. Diz o realizador: “A importância das diferenças, do pluralismo. É normal ser diferente. Quando somos diferentes não quer isso dizer que temos que andar a lutar e usar a violência, porque a violência não resolve os problemas”.

A parte do jovem Barry Obama é desempenhada por um actor americano de 12 anos de idade, Hassan Faruk Ali, que nunca tinha participado num filme. Como o presidente Obama, Hasan é filho de um casal de raça mista e mudou-se da Indonésia para os EUA, quando era criança. Diz Ali: “Sinto-me realmente com sorte porque este é o primeiro filme em que participo e desempenho o papel de alguém que admiro e uma das pessoas mais poderosas do mundo neste momento”.

O filme gera, no entanto, algumas preocupações. Antes da sua estreia, uma cena mostrando o jovem Barry Obama, que é cristão, a rezar como se fosse muçulmano, foi cortada porque os produtores acharam ser demasiado política.

XS
SM
MD
LG