Links de Acesso

Yara Costa: Contar as Histórias Não Contadas de África


Agricultoras chinesas
Agricultoras chinesas

"Porquê aqui? Histórias de chineses em África" de Yara Costa sobre chineses que procuram em África oportunidades de negócio

A China ainda não é um parceiro de desenvolvimento dos países africanos, afirmou a realizadora moçambicana Yara Costa, autora de um documentário sobre a imigração chinesa em África.

O titulo desse documentário é interrogativo "Porquê aqui? Histórias de chineses em África." Como palco tem a Ilha de Moçambique, uma aldeia no Lesoto e Acra a movimentada capital do Gana. São imigrantes chineses que não aportam em África como parte de contingentes de trabalhadores enviados pelo seu país ao abrigo de acordos bilaterais. São chineses que procuram em África oportunidades de negócio em áreas que aos residentes locais passam despercebidas.

Numa conversa com a VOA, Yara Costa, explica os motivos que a levaram a retratar este tema em documentário, e fala ainda do seu próximo trabalho sofre os afro-descendentes e que a levou ao Haiti, onde a entrevistamos. Falamos do seu percurso, do que gosta de fazer, do seu documentário sobre os chineses e a sua próxima produção.

Ouça a entrevista conduzida pela Ana Guedes.

XS
SM
MD
LG