Links de Acesso

Walter Ferreira: "Falar da paz é falar de inclusão"


AFS
AFS

Activista da juventude foi o convidado do Angola Fala Só.

15 Ago 2014 AFS - Walter Ferreira
please wait

No media source currently available

0:00 1:00:00 0:00
Faça o Download

A sociedade civil tem o direito de reivindicar os seus direitos, disse no programa Angola Fala Só o activista Walter Ferreira.

Ferreira é um dos organizadores da Primeira Conferência Nacional da Juventude que visa juntar jovens de todos os quadrantes políticos e sociais para discutir os seus problemas e fazer propostas para a sua resolução.

Walter Ferreira disse que se é verdade que os jovens têm “o direito constitucional” de se manifestarem, a sociedade civil tem que encontrar “diferentes formas de participação”.

O activista afirmou que os jovens devem abandonar a “arrogância” que existe em “não dialogarem”, envolvendo-se num debate que não deve ser pessoal, mas “não ideológico”.

Neste sentido, Ferreira desafiou os partidos da oposição as reverem a sua “estratégia e a estarem mais próximos do cidadão”, principalmente dos jovens.

“Os partidos da oposição deixaram de produzir acções em que os jovens se possam rever ou identificar”, disse, acrescentando que para corrigir isso os partidos devem “dialogar a repensar a sua acção”.

“Há que evitar a política do insulto”, exortou.

“A nossa política está com uma saúde precária”, acrescentou Walter Ferreira que, ao defender a ideia da inclusão, recordou que ainda recentemente o parlamento tinha discutido a paz em Angola.

“Fala de paz é falar de inclusão, de aceitar diferenças de opinião ou mesmo diferenças ideológicas”, reiterou dizendo que sem "possível fazer melhor”.

Walter Ferreira disse que a juventude angolana tem enormes problemas à sua frente que tem que ser resolvidos com dialogo e inclusão.

“Cinquenta por cento da juventude está no alcoolismo, nas drogas ou na prostituição”, exclamou, defendendo ainda a necessidade da descentralização do poder para se resolver problemas sociais.

Angola, disse, tem 18 províncias e a realidade dos municípios nessas províncias “não é igual”.

Clique aqui para ter acesso ao arquivo

XS
SM
MD
LG