Links de Acesso

Violência doméstica preocupa diversos sectores em Moçambique


Números de violência doméstica aumentam
Números de violência doméstica aumentam

Psicólgos advertem para degradação dos valores morais

Na semana passada, alguns canais de televisão moçambicanos mostraram imagens chocantes de um homem que tinha sido queimado pela esposa, usando petróleo e óleo de cozinha quente, na sequência de uma briga conjugal.

Violência doméstica preocupa diversos sectores em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:36 0:00

O caso gerou uma onda de indignação e suscitou vários comentários, com algumas pessoas a sugerirem que isso resulta do facto de as penas para este tipo de casos não serem suficientemente pesadas.

A divulgação desses imagens seguiu-se a dados sobre o aumento de violência contra mulheres.

Vários sectores sociais advertem para o incremento de casos de violência doméstica e de violação sexual de mulheres e crianças, resultante da contínua degradação de valores morais e da falta de mecanismos eficientes de protecção das vítimas.

Alguns psicólogos admitem a degradação dos valores morais, mas entendem que a repressão não deve ser a única forma de resolver estes problemas.

"Costuma-se dizer”, destacam os psicólogos, “que quando uma criança passa a vida a ser violentada todos os dias, aquela agressão acaba ficando no hábito e, infelizmente, incorre na mesma falha".

O Fórum Mulher Lei e Desenvolvimento (MULEID) diz-se preocupada com o aumento da violência no país, sublinhando estar a fazer tudo ao seu alcance para ajudar as vítimas.

XS
SM
MD
LG