Links de Acesso

Veteranos protestam no Huambo

  • Armando Chicoca

"O povo já não é burro", diz antigo combatente após associação pedir dinheiro para os registar

Centenas de veteranos das diversas forças armadas que combateram na guerra civil angolana protestaram contra uma tentativa de os levar a pagar para se registarem numa auto denominada associação dos combatentes e amigos da batalha do Kuito Kuanavale.

Os factos ocorreram na passada Sexta-feira quando segundo veteranos presentes, os seis organizadores vindos da sede do Huambo, supostamente com intuito de cadastrar os ex-combatentes das FAPLA, FALA e ELNA não encontraram receptividade quando estes pretenderam extorquir 7.000 kwanzas a cada um dos 900 ex-militares que se encontravam naquele local.

Paulino Malumbu, um dos ex-combatentes disse que o povo do Huambo já não aceita esse tipo de roubos. Os ex-combatentes das extintas FAPLA, FALA e ELNA estão cansados de promessas, disse

Daniel Ngandji é também um dos ex-militares das extintas FAPLA, antigo braço armado do MPLA enquanto movimento, disse que todos estão cansados de promessas.

“Esta é a terceira ou quarta vez que vêm para nos registar e o povo já não é burro”, disse

A voz da América soube de fonte próxima dos serviços de investigação criminal do Huambo que os indivíduos da associação estão sob investigação.

XS
SM
MD
LG