Links de Acesso

Estados Unidos: " Sequestro" aproxima-se a passos largos


Congress
Congress

Se o impasse não for ultrapassado rapidamente, cortes automáticos do orçamento entrarão em vigor já na próxima sexta-feira.

Se nada for feito em contrário, dentro de poucos dias entrará em vigor nos Estados Unidos a lei que prevê cortes substanciais do orçamento federal com um impacto visível no dia-a-dia dos americanos.

Tanto os republicanos como os democratas afirmam que se opõem ao modo como esses cortes vão ser feitos mas para já não chegaram a um acordo bipartidário para alterar essa legislação.

Se o Congresso americano nada fizer em contrário, 85 mil milhões de dólares serão cortados ao orçamento federal este ano, a primeira fatia de 1,2 triliões de dólares em cortes programados para os próximos 10 anos.

A senadora democrata Claire MCCaskill afirma que o seu partido concorda com a posição do presidente Barack Obama de que deve ser aprovada uma nova legislação contendo cortes orçamentais e aumento dos rendimentos: “Vamos votar em algo esta semana, e será numa perspectiva equilibrada. Vai conter cortes orçamentais e aumentos de impostos”.

No entanto os republicanos, que controlam a Câmara dos Representantes, opõem-se a qualquer legislação destinada a aumentar a carga fiscal.

Segundo o senador republicano Tom Coburn, a única maneira de sarar os problemas fiscais americanos é reduzir o crescimento descontrolado dos gastos federais: “ O governo federal tem actualmente o dobro do tamanho que tinha há 11 anos atrás. A actual legislação é um modo terrível de reduzir as despesas. Vai ser doloroso, mas se não cortarmos as despesas isso será desastroso para o país.”

Nesta última ronda de confrontos políticos sobre a política fiscal americana um impasse parece portanto ter-se instalado. Os republicanos não gostam da legislação prestes a entrar em vigor mas acham que a mesma é preferível aos aumentos de impostos preconizados pelos democratas.

Quanto aos democratas também não gostam daquela lei mas não querem reduzir as despesas apenas com cortes no orçamento federal como defendem os republicanos. Em poucas palavras se o impasse não for ultrapassado rapidamente a legislação conhecida como “sequestro” entrará em vigor já na próxima sexta-feira.
XS
SM
MD
LG