Links de Acesso

EUA: Democratas com maioria no Senado e Republicanos controlam Câmara dos Representantes


Reunião do Congresso dos Estados Unidos (Arquivo)
Reunião do Congresso dos Estados Unidos (Arquivo)

Votos contados atá ao momento dão aos Democratas a maioria na Câmara Baixa com 55 assentos enquanto que os Republicanos controlam a Câmara Alta com 226 lugares

Ao mesmo tempo que o presidente Barack Obama ganhou as eleições, o seu partido conseguiu também reforçar a sua presença no Senado, controlado pelos Democratas.

Michaell Bowman da VOA diz no entanto que os Republicanos vão continuar a manter a sua forte maioria na Câmara dos Representantes, num Congresso politicamente dividido.

No Estado de Massachusetts os Democratas recuperaram o mandato do Senador Edward Kennedy, que tinham perdido nas eleições intercalares de 2010 após a sua morte.

Elizabeth Warren é a nova senadora democrata eleita na noite de ontem. Ela prometeu proteger a terceira idade dos cortes orçamentais defendidos pelos republicanos como cura para o agravante défice público.

“A todos os idosos, que merecem uma reforma com base nos direitos e garantias das suas pensões, iremos fazer de tudo para que os vossos benefícios de assistência médica e de segurança social sejam protegidos e que os bilionários e milionários paguem a sua parte justa dos impostos.”

O senador Scott Brown, adversário de Elizabeth Warren, não se mostrou agastado com a derrota.

“Permita-me dizer-vos que só se entende e faz a política a partir do momento que se respeite o julgamento do povo. E quando se concorre para um cargo político, tem que se estar pronto para assumir seja lá o que for, a vitória ou a derrota.”

Massachusetts é um de vários Estados onde os Democratas tanto ganharam assentos no Senado ou defenderam com sucesso os mandatos que tinham sido considerados como vulneráveis e que podiam ser recuperados pelos Republicanos.

No Estado do Wisconsin a democrata Tammy Baldwin fez a história a ser eleita como a primeira homossexual declarada eleita para o Senado.

Na Indiana, também o democrata Joe Donnelly ganhou a vaga ocupada pelo republicano Richard Lugar, derrotado nas eleições primárias por um outro republicano de nome Richard Mourdock. No seu discurso de vitória, Donelly deu enfâse ao diálogo bipartidário.

“Não é por causa da política. Não é por um partido ou outro. Irei como senador, para trabalhar pela vossa família. Fui o escolhido e não vejo e hora de começar a trabalhar.”

O corrente republicano Richard Mourdock era dado como favorito pelo menos até ao momento que fez a controversa declaração de que a gravidez resultante de violação sexual, era “a vontade de Deus”.

Apesar dos Republicanos terem perdido terreno na corrida ao Senado, o certo é que conseguiram manter a sua substancial maioria na Câmara dos Representantes. O presidente dessa câmara alta do Congresso, John Boehner disse que os republicanos vão levantar-se e agir como um baluarte contra os desígnios democratas.

“Durante dois anos, a nossa maioria na Câmara dos Representantes tem sido a primeira linha de defesa de americanos contra um governo que gasta em demasia, aplica demasiado impostos, e certamente que empresta bastante quando não é averiguado. E esta noite, eles responderam renovando a maioria da Câmara dos Representantes.”

Com um Congresso dividido, o diálogo bipartidário vai ser necessário para ultrapassar os enormes desafios que esperam pelo país, principalmente no que toca a política tributária. Um tal compromisso tem sido defendido por todos mas ainda assim há dois anos que vem faltando.
XS
SM
MD
LG