Links de Acesso

Obama: A América necessita de resolver os problemas internos


Presidente Barack Obama prestando juramento
Presidente Barack Obama prestando juramento

Obama afirmou que o país necessita de se adaptar aos novos desafios

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama apelou a uma acção conjunta por parte de uma América dividida para resolver os problemas domésticos, na altura em que inicia o segundo mandato na Casa Branca.

Obama prestou juramento público na escadaria do Capitolino perante centenas de milhares de pessoas que se juntaram no Mall, acenando com bandeiras e aplaudindo o 44º Presidente dos Estados Unidos.

No discurso inaugural Obama invocou os direitos consagrados na Constituição dos Estados Unidos “de vida, de liberdade e na procura da felicidade.” Obama afirmou que o país necessita de se adaptar aos novos desafios para que cada cidadão tenha “a segurança básica com dignidade”.

Obama afirmou ainda que os Estados Unidos não acreditam que “uma paz duradoura” no mundo necessite de “guerra continua”. Barack Obama frisou que os Estados Unidos irão apoiar a democracia no mundo.

Barack Obama prestou juramento perante o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça John Roberts, prometendo “preservar, proteger e defender” a Constituição dos Estados Unidos “com o melhor das suas capacidades.

Anteriormente, Obama participara num serviço religioso tendo depois seguido para a ala Ocidental do edifício do Capitólio para a cerimónia do juramento publico.

Obama prestara juramento oficial no Domingo numa cerimónia privada na Casa Branca, como previsto na Constituição dos Estados Unidos, no dia 20 de Janeiro.

Como a data caiu este ano num domingo, as principais cerimónias públicas foram efectuadas nesta segunda-feira.

Obama prestou juramento utilizando duas Bíblias históricas – uma que pertenceu ao presidente Abraham Lincoln, e uma outra do dirigente de direitos cívicos Martin Luther King Júnior, assassinado em 1968.
XS
SM
MD
LG