Links de Acesso

Republicanos Controlam Câmara dos Representantes, Democratas Seguram Senado


Republicanos Controlam Câmara dos Representantes, Democratas Seguram Senado

Republicanos Controlam Câmara dos Representantes, Democratas Seguram Senado

Os republicanos vão obter, pelo menos, 52 dos 39 lugares necessários

Republicanos e seus aliados conservadores do Tea Party obtiveram, nas eleições desta terça-feira, uma maioria na Câmara dos Representantes.

De acordo com projecções feitas por diversas cadeias de TV americanas, os republicanos vão obter, pelo menos, 52 dos 39 lugares necessários para controlarem aquela câmara do Congresso dos EUA, criando problemas futuros à agenda legislativa do presidente Barack Obama.

Nomeadamente os candidatos do Tea Party ganharam lugares no Senado, incluindo Rand Paul, no Kentucky, e Marco Rubio, na Flórida. Os republicanos conquistaram lugares, nomeadamente, aqueles pertencentes a democratas, como foi o caso dos Estados de Wisconsin, Arkansas, Indiana e Dakota do Norte. Apesar disso, não é de esperar que os republicanos consigam ganhar os dez lugares necessários para controlar o Senado, que irá manter-se nas mãos dos democratas de Obama.

Todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e 37 assentos - de um total de cem no Senado - estão em jogo nestas eleições intercalares.

No tocante às eleições para governador em causa está a liderança de 37 Estados. Os Republicanos, que já têm 23 governadores poderão ganhar mais seis. Os governadores estatuais, historicamente, têm ajudado potenciais candidatos à presidência a conquistar a Casa Branca. Por outro lado, os governadores que agora forem eleitos serão responsáveis pela redefinição dos distritos eleitorais, com base no recenseamento de 2010, podendo favorecer os seus partidos nessa operação.

A contagem dos votos prossegue e em algumas regiões do país a votação ainda prossegue, como é o caso dos Estados da Costa Leste dos EUA, incluindo a Califórnia, que tem cerca de 14 milhões de votantes. Para os resultados mais recentes, aceda ao site da Voz da América, em inglês: http://www.voanews.com/english/news/

XS
SM
MD
LG